O “Do It Girls!” arranca hoje

O evento da Microsoft dirigido a estudantes universitárias tem início hoje e as participantes poderão entrar em contacto com a indústria tecnológica podendo também inspirar-se nos exemplos de mulheres com carreiras de sucesso no sector.

Para além disso, as estudantes poderão também, na sede da Microsoft Portugal no Parque das Nações, aprender a gerir a sua carreira nos workshops e sessões de “speed dating” com mentores da Microsoft Portugal e darem a conhecer-se para possível recrutamento para a multinacional. Tudo com o objectivo de contrariar a tendência identificada pelo Fórum Económico Mundial, que estima que a diferença de género nas carreiras não acabará antes de 2133.

Vânia Neto, directora para a área da Educação, Cidadania e Responsabilidade Social na Microsoft Portugal, afirma que «numa época em que a procura por profissionais qualificados nesta área tem aumentado, o número reduzido de mulheres a optar pelo setor tecnológico tem limitado a existência de profissionais qualificados nesta área. Neste sentido, a Microsoft tem reforçado o seu compromisso para com a diversidade e a inclusão ao desenvolver um conjunto de iniciativas que visam despertar o interesse das jovens estudantes pela tecnologia».

Mas a intenção passa também por ajudar a resolver um problema que se coloca às empresas de sector que tentam atrair e reter talentos: o decréscimo de mulheres nas áreas tecnológicas reduz o número de profissionais qualificados, numa altura em que a procura por pessoas com competências está a aumentar.