O equilíbrio entre o trabalho e o bem-estar nas empresas

As empresas estão a mudar a sua mentalidade e a implementar medidas internas que proporcionam uma melhor qualidade de vida, incentivando a adopção de hábitos saudáveis.

 

Por Bruno Nunes

 

A realidade é esta: há cada vez mais uma maior preocupação e investimento no bem-estar dos colaborares por parte das empresas. Este tema é debatido a nível organizacional e é transversal à maioria das empresas e dos seus gestores.

A estratégia deve ser certeira e os responsáveis devem ter a noção de que o bem-estar e a saúde dos seus colaboradores está estreitamente interligada com a produtividade dos mesmos. O essencial é existir um equilíbrio entre o corpo e a mente, entre o trabalho e a forma como as pessoas se sentem no seu local de trabalho.

O investimento das empresas no bem-estar dos colaboradores resulta num novo desafio que promove bom ambiente e, consequentemente, um desempenho individual e colectivo mais produtivo. Tudo isto vai ter impacto no – negócio empresarial, que obtém melhores resultados.

Apesar do conceito de bem-estar poder ser considerado abstrato, o mesmo está relacionado com o nível de felicidade geral de cada um de nós. Assim, como o trabalho pode ocupar cerca de 70% do nosso dia, este tópico assume uma relevância cada vez mais decisiva na saúde mental individual.

Devido ao facto das empresas estarem mais flexíveis a investirem no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores, o Holmes Place desenvolveu o Corporate Wellness Program, criando diversas ofertas formativas sobre bem-estar, saúde, nutrição, postura ou hábitos de vida saudável, que promovem esta consciência sobre a relação da saúde com a qualidade de vida e produtividade dos profissionais, dentro ou fora das empresas.

Este programa pode ser o ponto de partida para que os colaboradores adoptem uma vida mais activa, mais saudável e, consequentemente, mais feliz. O Holmes Place oferece uma solução integrada que se baseia na educação e conhecimento através de acções realizadas por uma equipa multidisciplinar. Este processo – Wellness Scan – permite analisar um conjunto de dados sobre a condição de saúde da empresa e dos colaboradores.

São utilizados questionários para se analisar o estilo de vida e hábitos alimentares, em complemento com a análise e avaliação da tensão arterial, índice de massa corporal, percentagem de gordura e batimento cardíaco.

O principal objectivo deste Wellness Scan, o programa de Corporate Wellness by Holmes Place, é melhorar o bem estar geral de todos os colaboradores, de forma a que estes possam alcançar melhores resultados pessoais e colectivos. Para isso, contamos com a ajuda dos nossos especialistas das áreas de Nutrição, Personal Training e Fisioterapia, que, através de dados obtidos deste software desenvolvido pelo nosso departamento médico, vão encontrar a melhor solução a ser aplicada em cada empresa. As informações são enviadas para cada colaborador, mas tornam-se anónimas quando são tratadas de forma sistémica.

Os Benefícios
É dever das empresas não apenas preocuparem-se com a saúde dos seus profissionais, como também encorajá-los a cuidarem de si. Os benefícios dos programas de Corporate Wellness a curto e a longo prazo são evidentes e estão mais do que comprovados: diminuição do stress e da pressão no trabalho; maior produtividade nas actividades diárias; aumento dos níveis de satisfação; motivação e saúde dos trabalhadores; maior convívio e comunicação, melhorando as relações sociais e o ambiente que se vive no contexto laboral; impacto positivo no processo de formação e desenvolvimento humano, agregando competências nas capacidades e atributos individuais.

Este programa não é apenas algo que queiramos divulgar para outras empresas, é também uma realidade aplicada internamente. No Holmes Place incentivamos todos os colaboradores a treinarem e organizamos acções para reforçar o espírito de equipa que já existe. Estamos atentos às necessidades dos nossos colaboradores de forma individual e em grupo. Desta forma, fomentamos hábitos saudáveis e apostamos fortemente em recursos humanos, porque eles são parte fundamental do facto de sermos considerados uma marca de referência.

A crescente preocupação com o bem-estar interno das empresas vai ao encontro do programa Wellness Scan e da nossa filosofia enquanto marca. Acreditamos que a adopção de um estilo de vida equilibrado é a chave para o sucesso pessoal, profissional e social. A conciliação destes elementos faz parte da forma como trabalhamos e procuramos implementar uma abordagem à saúde e bem-estar dos nossos sócios, em que estes sejam capazes de encontrar o equilíbrio entre trabalho e prazer, com esforço e dedicação, sabendo apreciar cada momento.

É por programas como o Wellness Scan que o Holmes Place não é apenas um ginásio, mas sim um health club.
O posicionamento wellness leva a que tenhamos mais responsabilidades nesta área, o que nos traz um valor acrescentado. E os nossos sócios sabem disso. Eles também são o reflexo da nossa relação com este conceito de “bem-estar”, o que faz com sejam preocupados com a sua saúde e conforto, factores decisivos na altura de optar pelas várias opções existentes no mercado. O nosso sócio privilegia e acompanha-nos neste caminho de alteração de estilo de vida. E, para nós, trata-se de uma motivação extra para continuarmos a trabalhar neste sentido.

Este compromisso tem de ser assumido pelas empresas, que devem ter em conta a importância destes aspectos no seu dia-a-dia, com o propósito de reduzir os efeitos negativos que se podem fazer sentir em contexto laboral. Devido ao aceleramento da sociedade em que vivemos, as empresas e os seus colaboradores tiveram de se moldar a uma nova realidade. No entanto, os seus gestores podem adoptar uma estratégia que vá ao encontro das necessidades sentidas, rumo a resultados mais favoráveis em todos os campos.

Este artigo foi publicado na edição de Novembro da Human Resources.

Ler Mais