O feedback negativo (mas construtivo) também é preciso. Aprenda a transmiti-lo e a ouvi-lo

Por vezes, temos de dar feedback negativo (ou, antes, crítico) a alguém, mesmo que o façamos com tato e num sentido construtivo. Mas a pessoa que recebe esses comentários pode ter dificuldade em aceitá-los.

 

É a forma como estas reações são geridas, neste tipo de situações, que permitirá à pessoa transformar esta dificuldade de aceitar a crítica numa oportunidade para retirar algo de positivo. Existem seis reações possíveis, revela o site coaching.pt.

A negação
A pessoa recusa-se a admitir aquilo que lhe é transmitido.
– Atitude que se deve tomar:

Disponibilizar dados, datas. Manter-se em escuta ativa e ser amável.
Contextualizar o comentário e explicar, as vezes que forem precisas, o porquê do mesmo.

O desacordo
Reconhece o que lhe foi transmitido, mas tende a não concordar com o mesmo ou com a importância do mesmo.
– Atitude que se deve tomar

Reformular os argumentos da outra pessoa para compreendê-los, e destacar outros aspetos do que foi transmitido.
Mostrar-se paciente e capaz de fazer, de uma forma pedagógica, com que o interlocutor compreenda a verdadeira importância.

A confusão
A pessoa fica agitada, mostra sinais de ansiedade ou impaciência. Demonstra o incómodo que está a sentir ao receber feedback negativo.
– Atitude que se deve tomar

Indicar os aspetos que compreende.
Deixar o interlocutor expressar o que está a sentir, ajudando-o a explicar os motivos desse mesmo sentimento.
Pedir-lhe que tente ver a situação de uma forma diferente, evitando pressioná-lo em demasia.

A deceção — contradição
Está dececionado porque sente que não está a ser entendido, e sente-se profundamente mal interpretado ou atacado.
– Atitude que se deve tomar

Ser compreensivo com a reação da pessoa e deixar que expresse os seus sentimentos.
Não basta ser compreensivo, tem de prová-lo e deve também reconhecer a sua quota parte de responsabilidade, se a tiver.
Sugira ao seu interlocutor que aceite os seus comentários como algo que é do seu interesse.

A surpresa
Demonstra desconhecimento em relação ao que lhe está a ser dito, como se não estivesse à espera.
– Atitude que se deve tomar

Reafirmar a surpresa.
Dizer o que entende e incentivar o seu interlocutor a responder.
Explicar o seu ponto de vista sobre aquilo que foi transmitido.
Dar tempo ao seu interlocutor para assimilar o feedback que lhe foi dado.

A aceitação
Reconhece o que lhe está a ser dito e concentra a sua energia na melhor maneira de interpretar o feedback recebido. A aceitação pode ser imediata ou pode ocorrer depois de passar por uma ou mais das etapas já descritas.
– Atitude que se deve tomar

Propor opções para concretizar o feedback na vida quotidiana: acordo para evitar a repetição de situações problemáticas, coaching individual etc.

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