O futuro da educação passa por esta evolução

Margarida Lopes
27 de Maio 2020 | 09:55

O segundo meet up online do Rock in Rio Innovation Week realizou-se na semana passada, tendo como tema a “Educação: o caminho é de dentro para fora”.

 

Agatha Arêas, vice-presidente de Learning Experience do Rock in Rio moderou a conversa com os convidados: Cláudia Palmeiro, fundadora La La Land & Culture Designer; Jean Rosier, sócio e professor da Perestroika (Escola de Metodologias criativas); Felipe Anghinoni, sócio e professor da Perestroika (Escola de Metodologias criativas).

Para Felipe Anghinoni, com a pandemia, os professores estão a ter a oportunidade de tirar o intermediário (a escola) da sua relação com o aluno. «Com a capacidade de conexão que temos hoje, os professores podem criar os caminhos de dentro para fora, de como acham que o conhecimento que deve ser passado. Acho que isso vai gerar uma revolução metodológica muito grande».

Já Jean Rosier defendeu que «só se muda algo, quando decidimos mudar de dentro para fora, e isso está ligado à educação. Para aprender algo, é preciso decidir fazê-lo.»

Continue a ler após a publicidade

«A educação e a cultura organizacional são como dois lados da mesma moeda», acrescentou Cláudia Palmeiro.  «Vejo a educação de um indivíduo com um caminho para a construção de culturas organizacionais mais ricas, mais diversas e em que, de facto, as pessoas percebam que são donas da sua experiência no trabalho. Todos nós somos impactados por pessoas ao nosso lado que nos inspiram a aprender. Se a educação precisa de uma revolução, as empresas também precisam de uma revolução.»

Os três convidados concordaram que esta mudança não deve ser feita do topo para base, mas assim partir das equipas, mudando o indivíduos em primeiro lugar.

Ficou ainda clara a importância para o processo de aprendizagem de errar e de mudar a visão que os jovens têm sobre o erro, para que, quando forem para as organizações, sejam os primeiros a levar uma cultura de erro.

Continue a ler após a publicidade

Para concluir foi deixada a ideia de que o poder de mudança está dentro de todos nós e que deve ser usado para impactar a vida de outras pessoas.

 

A propósito deste 2.º meet up online, Mic Aisenberg, curadora de Conteúdo da Rock in Rio Innovation Week, partilhou algumas referências para aprofundamento do tema:

Talks:

Podcasts:

Continue a ler após a publicidade

Artigos:

Partilhar


Mais Notícias