O Futuro do Trabalho – tudo o que sabemos e não sabemos

Por Ricardo Florêncio

 

Sabemos sim, que vai ser muito diferente do que é actualmente. Ao nível das empresas, das suas estruturas, organização, do modo como vão funcionar, da sua cultura organizacional. E das pessoas, nas suas funções, competências necessárias, do modo como trabalham, como se relacionam uns com os outros, o trabalho em equipa, etc. O que não sabemos, é qual a dimensão dessa diferença e, na realidade, a que velocidade é que vão ocorrer estas mudanças.

Tudo o mundo da Inteligência Artificial, da Tecnologia, da imensidão de dados e da rapidez de processamento dos mesmos, veio revolucionar o modo com as empresas trabalham. Mas também as funções e as competências que os colaboradores deverão ter. Daí importância da formação, a de base e a contínua, o upskilling e o reskilling, mas nunca esquecendo a componente humana, vital para o sucesso das organizações. E, apesar de toda a tecnologia, a diferença vai continuar a ser nas pessoas.

A importância do papel dos gestores de Pessoas também vai continuar a aumentar, e cada vez mais, e mais rápido, nas organizações, e com uma profunda ligação aos negócios. E mais uma vez, o papel das lideranças, desde as de topo, às intermédias, vai desempenhar um papel fundamental no sucesso das empresas e organizações. Bem sabemos que já se falou aqui muitas vezes deste tema. Mas está resolvido? A atracção e retenção de talentos, das pessoas necessárias vai continuar a ser uma prioridade. E por fim, a questão da regulação, da contratualização e da fiscalidade do trabalho, que tem de ser adaptar a este novo mundo, acompanhar a evolução deste novo mercado de trabalho, e não ficar agarrado a dogmas totalmente desactualizados e mesmo fora de contexto.

São mesmo muitos os temas que nos trazem desafios e oportunidades neste novo mundo do futuro do trabalho. E são também os temas que levamos à discussão, e partilha de práticas e ideias, na 29.ª Conferência da Human Resources, no dia 20 de Março.

 

Editorial publicado na revista Human Resources nº 171, de Março de 2025

Ler Mais