O hub de empreendedorismo social da SCML tem 10 mil euros para premiar ideias inovadoras

O RISE for Impact, o programa gratuito que acelera e capacita projectos de impacto social e ambiental e premeia as soluções mais inovadoras, já tem as candidaturas abertas para nova edição da Casa do Impacto. As dez startups que vão ser seleccionadas para a aceleração têm direito a uma bolsa mensal para que os fundadores possam dedicar-se em exclusivo ao desenvolvimento do seu projecto e há ainda 10,5 mil euros para distribuir.

 

Este é o terceiro ano consecutivo que a Casa do Impacto, hub de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, apoia a inovação social através da aceleração e capacitação de projetos em fase de validação de ideias através do programa Rise for Impact.

Para Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, «há muito espaço para inovar e ser-se bem sucedido no ecossistema do impacto. Investidores, governo e empresas estão de olhos postos no impacto, por ser necessário para a transição para a sustentabilidade – que é urgente. Na Casa do Impacto temos as ferramentas e uma rede para apoiar estes negócios e queremos desafiar os empreendedores a agarrar a oportunidade para colocar as ideias em acção.»

O RISE for Impact começa em Outubro e é composto por três fases. Depois de avaliadas as candidaturas, dá-se início à primeira etapa – o bootcamp intensivo de um fim-de-semana, com os 30 projectos seleccionados.

No final apenas 10 transitam para a fase seguinte, a aceleração, onde se pretende potenciar os modelos de negócio e a sustentabilidade dos projectos. Os 10 projectos vão receber uma bolsa mensal de 691,70 euros, formação, acesso a workshops, masterclasses e mentoria.

Depois de uma sessão de pitch, a acontecer em Dezembro, são seleccionados os três projectos promissores que vão receber um prémio de 1500 euros pela passagem à fase seguinte, juntamente com um pacote de mentoria, horas de acompanhamento dedicadas, acesso ao espaço de incubação, que se vai estender durante os quatro meses seguintes até ao final do programa. O culminar é uma sessão final de pitch, em Abril de 2022, onde o pódio ficará decidido e é atribuído um prémio de três mil euros para o primeiro classificado, dois mil euros para o segundo e mil euros para o terceiro.

As candidaturas podem ser feitas aqui.

Ler Mais