O impacto transformador da IA na Gestão de Pessoas e na experiência do colaborador

Muito se tem falado do impacto da Inteligência Artificial (IA) em diversos sectores, e a área de Gestão de Pessoas não foge à regra. A IA pode, de facto, apoiar em diversos processos relacionados com Recursos Humanos (RH), desde análise de grandes volumes de dados, automatização de tarefas repetitivas, e previsão de necessidades futuras e tendências no ambiente de trabalho.

por Mafalda Garcês, Country Leader & Senior People director da Dashlane

 

A aplicação da IA nestes processos já permitirá, por si só, que os líderes de RH se concentrem mais em estratégias de retenção de talento e no apoio regular aos colaboradores. A verdade é que, em conjugação com o papel fundamental dos líderes de RH, a IA pode ser aproveitada para potenciar estratégias a diversos níveis, contribuindo para a tomada de decisões e permitindo rentabilizar tempo e recursos.

Desde logo, a nível de recrutamento e selecção. A IA pode ajudar numa triagem mais rápida e precisa de currículos, identificando candidatos qualificados para determinada função, e considerando critérios prévios muito bem definidos. Já começam, até, a surgir chatbots alimentados por IA que realizam entrevistas iniciais com candidatos, agilizando, assim, o processo. A IA consegue também analisar dados no sentido de identificar tendências de mercado, como escassez de competências numa determinada área ou mudanças nas preferências dos candidatos. A previsão de futuras necessidades de recrutamento com base em dados históricos é outra vantagem, permitindo o planeamento proactivo.

Após esta fase, a IA tem ainda o potencial de desempenhar um papel importante na retenção de talento e na melhoria da experiência do colaborador, contribuindo para factores tão relevantes como a produtividade e a motivação. A personalização é um dos principais benefícios, sendo que a IA permite, por exemplo, o desenvolvimento de programas de formação à medida, atendendo às necessidades específicas de cada colaborador e promovendo a aprendizagem contínua e o crescimento profissional. Da mesma forma que a IA consegue adaptar programas de formação, pode fazê-lo também com benefícios e outras oportunidades de evolução profissional, tendo em conta as necessidades e preferências individuais.

Fornecer feedback contínuo sobre o desempenho dos colaboradores é outra possível aplicação da IA, fomentando uma abordagem mais ágil nas áreas de avaliação e gestão de desempenho. Isto pode ser feito com base em métricas e critérios objectivos, permitindo a identificação de áreas de melhoria e sugerindo programas de desenvolvimento de competências. A IA pode ainda apoiar na tomada de decisões de carreira, oferecendo insights sobre oportunidades dentro da organização ou identificando necessidades de reskilling.

A eficácia da IA pode também aplicar-se à identificação de sinais de risco de rotatividade, com base em dados de desempenho e de satisfação, possibilitando que os líderes de RH tomem medidas proactivas para reter os colaboradores. Para além disso, facilita os processos de auscultação da equipa de trabalho, automatizando a elaboração de questionários e a recolha de feedback, podendo esta expressar preocupações e apresentar sugestões, de forma segura e sem medo de retaliação.

Até na área da comunicação interna a IA pode ter um papel interessante, esclarecendo dúvidas dos colaboradores, facultando informações relevantes e facilitando a resolução de problemas. A IA poderá ainda medir os estados emocionais e promover apoio, fomentando o bem-estar no contexto laboral.

Existem, obviamente, desafios significativos na aplicação da IA à Gestão de Pessoas – como o viés algorítmico, que pode resultar em discriminação, e ainda problemas técnicos ou erros na IA, falta de confiança neste tipo de ferramentas ou falta de competências para as gerir, impersonalização ou questões éticas e de privacidade. Estes desafios não podem, de todo, ser desconsiderados, sendo necessário garantir a utilização ética e preservar a qualidade dos resultados e a igualdade de oportunidades.

Acredito que, nos próximos anos, a IA irá desempenhar um papel fundamental em diversas áreas, incluindo a Gestão de Pessoas. A grande tendência passará pela colaboração entre humanos e máquinas, aproveitando as habilidades únicas de cada um para alcançar objectivos empresariais, e garantindo a preservação das interacções humanas significativas. Criar um ambiente de trabalho mais atractivo e satisfatório será uma consequência natural e positiva da adopção adequada destas ferramentas no contexto organizacional.

O impacto da IA na Gestão de Pessoas não será unidimensional e pode variar dependendo de como esta é implementada e gerida. A formação de profissionais de RH, no sentido de aproveitar todo o seu potencial e mitigar da melhor forma os seus desafios, será crucial para o sucesso.

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