O papel das empresas na protecção da saúde oral

Reconhecendo a importância de manter uma empresa saudável, é inegável que os benefícios na área da saúde são dos mais valorizados pelos colaboradores. Afinal, a gestão de saúde e segurança é indispensável para todas as empresas, já que são os colaboradores os responsáveis pelo negócio e, portanto, o seu bem-estar no ambiente corporativo deve ser tratado como prioridade por parte dos gestores.

No entanto, seria um erro se as empresas apenas se debruçassem em temáticas gerais de saúde quando a saúde oral tem um protagonismo ímpar e impacto directo na comunicação, socialização e interacção de um indivíduo com a sua equipa, podendo afectar tanto a vida pessoal, como profissional.

Um défice na higiene oral e falta de acompanhamento especializado podem ser a causa de uma série de problemas que se dão em determinadas regiões do organismo, que transpõem para além da estrutura dentária, exemplo disso são as doenças cardíacas que estão relacionadas à disseminação de bactérias pela boca. Nesse sentido, a procura de políticas que ofereçam assistência em saúde oral às equipas é uma estratégia que deve acompanhar toda a gestão empresarial, de forma a prevenir o surgimento de problemas dentários e todos os seus desdobramentos.

Consciente para esta realidade, a Clínica Médis, uma rede de clínicas de medicina dentária, conta com uma série de benefícios exclusivos para os clientes Corporate Médis. Afinal, um dos maiores benefícios da manutenção da saúde oral é a prevenção de doenças e esta tipologia de dinâmicas é crucial para todo o ecossistema humano das empresas.

Sendo um dos principais objectivos da Clínica Médis a democratização no acesso a cuidados de saúde oral a todos os portugueses, o segmento empresarial beneficia de ofertas exclusivas, desde copagamentos reduzidos a incentivos para a realização de check-ups regulares. Afinal, a distribuição geográfica do espaço, presente na Grande Lisboa, Porto e Aveiro, permite eleger com facilidade o local que for mais conveniente aos colaboradores da empresa. Além disso, a marca conta com programas de literacia de saúde oral que passam por workshops à partilha de conteúdos de interesse.

Os workshops de saúde oral são desenvolvidos em formato online ou presencial com médico dentista da Clínica Médis que aborda temáticas relacionadas com saúde oral e adaptadas ao contexto do parceiro. Actualmente existem dois principais temas: Os mitos da saúde oral e a relação entre a prática desportiva e a saúde oral. Estes têm, tipicamente, uma vertente de gamificação, em que, no final, os participantes são convidados a responder a um quizz e as primeiras pessoas a responderem correctamente recebem prémios. Por outro lado, existe uma constante partilha de conteúdos de saúde oral, nomeadamente vídeos, folhetos e artigos facilmente adaptáveis para TV corporativa ou newsletters, que poderão ser bastante relevantes num contexto de literacia e comunicação interna.

Sublinhando a importância de uma boa higiene e planos de saúde oral dentro de uma empresa, não nos podemos esquecer que estes passam pelo aumento de auto-estima, retenção de colaboradores, aumento de produtividade, redução de custos para a empresa, incentivo à saúde e ao bem-estar e, claro, um aumento da qualidade de vida.

Ler Mais