O papel do employer branding na atracção de talentos em Tecnologia
Por Suzel Caldas, directora de Recursos Humanos da Kyndryl em Portugal
Desde há alguns anos a esta parte que as empresas se têm vindo a reinventar de forma mais acelerada para responder pelo menos a uma necessidade essencial que é tornarem-se “ímanes de talento”. Nesta perspectiva, atrair talento deve ser entendido num sentido mais lato do termo. Atrair não passa, somente, por encontrar talento disponível no mercado de trabalho globalizado, que só por si já representa uma prioridade no mercado das TI, mas fundamentalmente atrair e manter comprometido o seu talento interno.
Os desafios geracionais e a globalização da força de trabalho apressaram a implementação da cultura empatia, equidade e inclusão, onde o crescimento pessoal e profissional contínuo serão sempre temas centrais. O EVP – “Employee Value Proposition” – é cada vez mais personalizado e específico, se queremos de facto ser atractivos aos olhos dos nossos colaboradores e do mercado de trabalho. É fundamental adoptar percursos de aprendizagem personalizados, adaptados às aspirações individuais dos profissionais e às necessidades em evolução dos negócios.
Num mercado competitivo como o da tecnologia, a atracção de talentos não é apenas uma necessidade estratégica, mas é de facto uma questão de sobrevivência. As empresas enfrentam desafios crescentes para atrair e manter alinhado o propósito dos seus objectivos de negócio, com o propósito de crescimento dos profissionais qualificados.
Neste contexto, o employer branding, que se traduz na identidade e propósito das empresas, continua a ser uma ferramenta crucial para criar e difundir uma proposta de valor atraente e diferenciada. Esta prática vai além de campanhas de marketing e comunicação: trata-se de construir uma cultura corporativa autêntica e uma experiência de colaborador que ecoe os valores e aspirações individuais.
Por outras palavras, falamos da soma das percepções e opiniões que os potenciais e actuais colaboradores têm de uma organização como local de trabalho. Neste sector, uma marca empregadora forte pode ser o factor decisivo para atrair os melhores talentos. Este é um factor vital para a diferenciação. É assim crucial que as empresas empregadoras apostem numa abordagem centrada nas pessoas, criando um ambiente onde a inovação é incentivada e o crescimento pessoal é uma prioridade.
Algumas das estratégias de employer branding podem incluir:
- Cultura e valores corporativos: promover uma cultura empática, inclusiva e colaborativa, onde todos os profissionais da empresa se sentem valorizados e ouvidos e compreendidos;
- Crescimento profissional: criar oportunidades contínuas de aprendizagem e crescimento como programas de mentoria e cursos de especialização, assentes em “roadmaps” formativos customizados, como forma a investir no desenvolvimento de competências dos profissionais, preparando-os para desafios futuros;
- Ambiente de trabalho inovador: proporcionar um ambiente de trabalho que promova a criatividade e a inovação, sobretudo através de espaços de trabalho projectados para facilitar a colaboração e a troca de ideias;
- Comunicação transparente: utilizar uma comunicação autêntica e transparente para construir uma relação de confiança com actuais e potenciais colaboradores;
- Responsabilidade social e sustentabilidade: apostar em práticas empresariais responsáveis e sustentáveis, participando activamente em iniciativas de responsabilidade social.
Os resultados de uma estratégia eficaz de employer branding são tangíveis. Um forte employer branding não só atrai talentos, como também cria embaixadores da marca dentro da própria empresa ou organização. Assim, no competitivo mercado de tecnologia, o employer branding não é uma opção, mas uma ferramenta que permite alavancar uma necessidade estratégica fundamental. É necessário que as empresas se comprometam em construir e manter marcas empregadoras que reflectem os seus valores e oferecem propostas de valor únicas aos seus profissionais, que lhes permitam manterem-se alinhados no propósito de ambos, empresas e colaboradores. Investir nas pessoas é investir na construção de um futuro mais inovador e sustentável para todos.