O propósito como inspiração no mundo organizacional

No seu comentário aos resultados do XXVII Barómetro Human Resources, Célia Carrasqueiro, directora de Recursos Humanos e Comunicação da Verallia, destacou que o propósito «garante o porquê da nossa existência em que medida o serviço prestado ao mundo contribui para o enriquecimento da humanidade». 

 

«A revelação do último Barómetro vem confirmar as necessidades crescentes de dar um sentido e um propósito às empresas. Nada de novo. Mais de 82% das empresas que responderam ao barómetro admitem que já têm um propósito e quase 73% considera que é muito importante. Não substitui a missão, a visão, nem os valores. O propósito deriva do latim propositu que significa deliberação, intenção ou resolução, desenha aquilo a que eu, pessoalmente, considero a alma de uma empresa, uma marca indelével que inspira os seus públicos, bem como os seus stakeholders. A missão descreve a razão de ser do negócio, a visão define onde a organização se posicionará dentro de alguns anos, os valores transmitem a cultura organizacional, mas o Propósito é algo mais elevado, que garante o porquê da nossa existência e em que medida o serviço prestado ao mundo, contribui para o enriquecimento da humanidade. É imprescindível a definição autêntica de um propósito para as empresas, que as posicionem de uma forma única e sustentável. Podem ter uma estratégia e um bom desempenho, mas sem um objectivo superior, falta a motivação para um envolvimento, é um compromisso de alma e coração! É preciso acreditar num propósito que nos mova…»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Setembro da Human Resources, no âmbito do XXVII Barómetro.

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