O que as pessoas pensam sobre os negócios próprios?

Segundo o International Own Business Study, realizado pela Metro, 54% dos proprietários de negócios próprios em Portugal teme não ter clientes suficientes no dia de abertura. Conheça as restantes conclusões.

 

O estudo, que já tinha sido realizado em 2017, mostra o que os consumidores a nível global pensam dos negócios independentes, a experiência dos donos de negócios, como os governos podem apoiar negócios independentes e o que pode ser feito para ajudá-los.

Entre as principais conclusões deste ano, que tiveram por base um inquérito feito a 10 mil  pessoas em 10 países, incluindo Portugal, entre eles 1 500 donos de negócios próprios, destacam-se:

– Entre as principais preocupações dos donos de negócios, encontra-se a quantidade de impostos (33%), a segurança de rendimentos (31%) e a situação económica em geral nos seus respectivos países (31%). Cerca de 61% referiu que reduzir e simplificar a carga fiscal é, de longe, o factor mais importante para os ajudar.

Em Portugal, em concreto, os empreendedores também consideram ter demasiados impostos para pagar, com uma percentagem superior (36%) à média  do estudo . Demonstram ainda preocupação com a segurança dos seus rendimentos (37%) e da situação económica em geral no País (36%). Relativamente à carga fiscal, mais de metade dos proprietários portugueses (59%) referiu que reduzir e simplificar a carga fiscal é o factor mais importante para os ajudar directamente.

– Para 42% dos consumidores inquiridos, os negócios independentes dão um grande contributo para a economia local. Em comparação, apenas 12% refere o mesmo relativamente a negócios não-independentes. Da mesma forma, 39% dos consumidores consideram os negócios independentes importantes para a diversidade na sua área de residência. Apenas 12% refere que esta questão se aplica também a negócios não independentes.

– Os consumidores valorizam os negócios independentes e não menos os seus comportamentos de compra: 33% de todos os consumidores prefere fazer compras em negócios independentes – quase três vezes mais do que os que preferem negócios não-independentes (12%). Demonstrar apoio à comunidade local (37%), a qualidade superior dos negócios independentes (36%) ou gostar de comprar a pessoas que conhecem pessoalmente (32%) são os motivos mais referidos.

Também em Portugal os consumidores consideram os negócios independentes importantes para a diversidade na sua área de residência (37% ), sendo que 28% prefere fazer compras em negócios independentes, pelas mesmas três razões principais: considerarem que estes negócios dão um contributo importante à economia local (46%); porque apreciam a qualidade superior dos negócios independentes (31%); ou porque gostam de fazer compras a pessoas que conhecem pessoalmente (40%).

– 63% dos consumidores tem dificuldades em encontrar negócios independentes, sugerindo que pode ser difícil expressar realmente este apoio. A falta de visibilidade deverá ser a causa, uma vez que menos de metade dos donos dos negócios próprios inquiridos está presente nas redes sociais (46%), e apenas 42% tem o seu próprio site.

Em Portugal o cenário é o mesmo: cerca de 79% dos consumidores refere ter dificuldades em encontrar informação sobre negócios próprios, o valor mais alto de todos os países que participaram neste estudo. 86% diz não ver muitos anúncios de negócios independentes, apesar de vários donos de negócios (58%) estarem presentes online. No entanto, apenas 37% dizem ter website próprio.

Esta falta de visibilidade faz com que mais de metade (54%) dos proprietários de negócios em Portugal temam não ter clientes suficientes no seu primeiro dia de abertura.

De forma a colmatar esta preocupação, no próximo dia 9 de Outubro, dia do Negócio Próprio, a Metro oferece aos seus clientes diversas ferramentas e serviços para realçar a sua visibilidade e para os ajudar a atrair clientes.

O white paper Supporting independent businesses is everyone’s business encontra-se disponível no site.

 

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