O que é que o teletrabalho faz aos nossos olhos? Será que estamos com a vista mais cansada?

Milhões de pessoas em todo o mundo estão a passa mais tempo do que nunca em frente dos ecrãs. Por isso, algumas pessoas queixam-se de problemas de visão. A BBC News refere que mais de um terço (38%) dos que responderam a uma pesquisa realizada pela Fight for Sight afirmaram que a sua visão piorou desde o início da pandemia. Outro estudo estima essa percentagem em 22%.

Os especialistas afirmam que quem apresenta problemas persistentes deve consultar um médico, mas existem alguns hábitos que podemos adoptar para manter os olhos saudáveis.

A regra 20-20-20
«Relaxar os músculos que se encontram dentro e em redor dos olhos é fundamental», afirma Daniel Hardiman-McCartney, consultor clínico do College of Optometrists do Reino Unido. É algo simples de fazer: a cada 20 minutos, basta olhar para algo a pelo menos 6 metros de distância, durante 20 segundos. Isto evita que os músculos dos olhos trabalhem em excesso.

Pense piscando
As pálpebras funcionam como um limpa para-brisa: removem a poeira e a sujidade e lavam a superfície dos olhos com fluido lacrimal. Piscar também remove o fluido estagnado e aguça a visão, ao manter a córnea, ou a camada superficial do olho, húmida.

Ajuste o seu ecrã
Especialistas dizem que o ecrã deve estar a um braço de distância ou de 40 a 75 centímetros do rosto. Se o ecrã estiver muito próximo, corre o risco de sobrecarregar continuamente os músculos dos olhos. Se estiver muito longe, terá dificuldade em ver os detalhes pequenos.

Letras maiores
Não é boa ideia trabalhar em smartphones ou tablets durante longos períodos porque porque as letras são muito pequenas. Deve encontrar um tamanho de fonte que seja o mais confortável para si. Ajuste o brilho do ecrã para corresponder ao nível de luz de onde está.

Aproveite o ar livre
Pausas curtas mas regulares são melhores do que um número menor de pausas mais longas. Dar uma volta ao ar livre para descansar é uma excelente maneira de aliviar a pressão nos olhos e também de ajudar na sua saúde física e mental em geral.

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...