
O que nunca deve perguntar ao ChatGPT (segundo os especialistas)
A Inteligência Artificial está a impactar todas as vertentes da vida e a tornar inúmeras tarefas mais fáceis e rápidas. Para muitos tornou-se uma ferramenta indispensável, principalmente, o ChatGPT.
Esta ferramenta já está a ser utilizada para praticamente tudo, inclusivamente como se fosse um browser ao estilo da Google. Só que recorrer ao ChatGPT por tudo e por nada pode ter o reverso da medalha, avança o El economista.
Como esta tecnologia ainda tem muito a melhorar, tanto na qualidade das respostas como na precisão, deve ter-se cuidado, especialmente ao fazer certas perguntas, por vários motivos: as respostas podem estar erradas, colocar o utilizador em perigo, ou comprometer a sua segurança ou a de outras pessoas.
Os especialistas são claros: há tópicos que não devemos “falar” com a IA, não apenas com o ChatGPT, mas com qualquer IA no mercado, seja Gemini ou Meta AI, para citar alguns. Entre os temas proibidos estão:
Tópicos relacionados com saúde
Embora seja verdade que a IA pode aceder a um manancial de informações médicas e ajudá-lo a compreender uma doença ou como funciona um tratamento, nunca deve fazer perguntas relacionadas com a sua saúde ou com a de terceiros; é para isso que existem os especialistas e os profissionais. Seguir as instruções da IA pode ser perigoso e causar danos.
Aconselhamento financeiro
Pode pensar-se que, graças ao seu acesso a uma quantidade infinita de dados, a IA saberá melhor do que ninguém o que fazer com o seu dinheiro. Mais uma vez, isso não é aconselhável, pois a informação de que dispõe pode não ser precisa. Seguir este caminho pode causar mais problemas financeiros ou até mesmo levá-lo a fraudes.
Informações pessoais de terceiros
Uma das maiores controvérsias em torno da IA é o quão éticas e seguras as empresas estão a ser com o seu processamento de dados e como treinam estes sistemas com ele. Por isso, nunca deve fornecer os seus dados pessoais, muito menos os de terceiros, pois isso pode colocar ambos em risco.
Nunca deve fazer perguntas relacionadas com actividades ilegais, conteúdo ofensivo, ou razões éticas, mas usar a IA para qualquer um destes fins pode levar a problemas legais.