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O que os emails revelam sobre a sua empresa
Ao estudarem dados obtidos dos arquivos de email e de outras fontes, os gestores podem recolher informações surpreendentes sobre a forma como os grupos devem ser organizados e liderados – e sobre boas participações e padrões de comunicação.
E se – com antecedência – pudéssemos calcular a probabilidade de alguns dos melhores colaboradores estarem de saída? Ou se pudéssemos ver, a partir de interacções por email entre os melhores vendedores e clientes, quais os comportamentos de comunicação com mais possibilidade de gerar resultados de sucesso? Acontece que, ao analisarem dados de fontes como emails arquivados, mensagens do Twitter e páginas de grupos do Facebook, os gestores podem de facto aprender muito sobre como gerir estas e outras áreas nas suas organizações. Podem então usar estas informações para gerar melhores resultados.
Ao longo dos últimos 15 anos, trabalhei com investigadores no Centro de Inteligência Colectiva do MIT, com a Wayne State University, com a Universidade de Colónia e com a Universidade de Ciências Aplicadas do Noroeste Suíço, estudando centenas de organizações através das suas redes sociais como os emails e outros arquivos electrónicos. O objectivo é desenvolver métricas e ferramentas de software que tornam a avaliação da comunicação informal dentro das organizações tão válida como os salários e a contabilidade. Como muitas empresas de software, como a SAP, se especializam em ajudar as organizações a controlar as informações financeiros e os processos de negócio estruturados, procuramos fazer com que as empresas analisem fluxos informais de conhecimento.
Leia o artigo na íntegra nesta edição da Human Resources.