O retorno do Investimento em comunicação Interna

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

Vale a pena investir numa estratégia de comunicação interna?

Difícil resposta? talvez a maioria responda sim. Mas investe-se? Sabemos que funções como a comunicação são em momentos de crise as primeiras áreas onde se reduz o investimento. O que é que isso significa? Que não são essenciais?

Afinal qual o retorno da Comunicação Interna na Organização?

Façamos o exercício ao contrário: conhece uma organização em que:

– As pessoas questionam-se sobre a estratégia da empresa?

– As pessoas questionam-se sobre as suas prioridades?

– As mensagens que recebem das chefias são contraditórias com o que ouvem de outras áreas?

– As pessoas de um determinado departamento não fazem ideia do que se faz no departamento ao lado?

– As pessoas não entendem qual o seu contributo enquanto indivíduos para os resultados da empresa nem como podem melhorar?

– As pessoas não são ouvidas, as suas sugestões são ignoradas?

– As pessoas não conhecem as ações de comunicação externa, de promoção da marca ou até de responsabilidade Social?

– Não há alinhamento de atividades. Cada departamento tem o seu plano e as suas atividades. As vezes colidem e são realizadas as mesmas atividades em paralelo?

– Não são acolhidas as pessoas que entram e não se despedem dos que saem?

– Não há sentimento de pertença nem se luta pelo bom nome da empresa?

E se … não fosse assim? qual o impacto na produtividade na motivação?

Um plano integrado de comunicação interna ajuda a responder a todas estas questões.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*