O segredo para formar uma equipa empreendedora? Descubra o seu arquétipo

Como se cria a melhor equipa para um novo projecto? Para uma empresa? Para uma startup? Os negócios são uma aventura, com enormes desafios, emocionantes altos e formidáveis baixos. É mais essencial do que nunca que todos se liguem e relacionem com líderes e colegas. A mudança dramática de hoje para o trabalho remoto exige que as pessoas cuidem da sua identidade e do seu percurso. Como é que se esforçam ao máximo por isso?

 

Por Jonathan Littman* e Susanna Camp**

 

Acreditamos que o nosso novo livro, “The Entrepreneur’s Faces”, é um óptimo ponto de partida. Comece por encontrar o seu arquétipo empresarial, e estará bem encaminhado para criar equipas mais fortes e colaborações mais produtivas.

O sucesso nasce de uma equipa equilibrada. Vejamos este lendário exemplo: Phil Knight, o co-fundador da Nike, foi atleta na Universidade do Oregon sob o famoso treinador Bill Bowerman, que mais tarde treinou a equipa olímpica dos Estados Unidos da América. Phil Knight foi o arquétipo a que chamamos o “Visionário”. Teve a brilhante ideia de um tipo inteiramente novo de calçado de corrida depois de ver o treinador Bowerman a testar novos designs de ténis nos seus atletas. Bowerman foi o louco arquétipo de protótipos a que chamamos de “Criador”. Concebeu um ténis com uma invulgar sola de padrão “waffle”, fundindo plástico na sua “máquina de fazer waffles”.

Mas precisavam de outro arquétipo no plantel para terem sucesso, o primeiro colaborador da Nike, Jeff Johnson, o tipo a que chamamos de “Evangelista”. Johnson era um fanático que fez da sua missão de vida ajudar os corredores a alcançarem o seu nirvana. Tornou-se o incansável comercial e colaborador de marketing que saía e que vendia pessoalmente ténis em corridas por todos os Estados Unidos da América, construindo depois a primeira loja da Nike. Estes três arquétipos diferentes complementaram-se entre si e deram um forte impulso a esta grande empresa americana.

Apple Computer? Steve Jobs foi o brilhante “Visionário” e o inspirado “Evangelista”, mas não teria tido nada para vender sem Steve Wozniak, o inveterado “Criador”. Conhecer o arquétipo é essencial – quer seja de um indivíduo, de um duo, ou de uma equipa.

A auto-consciência que surgiu entre nós como co-autores fez toda a diferença na nossa própria colaboração. O arquétipo de Jon é o “Atleta”: entusiasta, enérgico, intuitivo. A competição e os prazos loucos tornam tudo mais excitante e real para Jon. Os contratempos e os fracassos desenvolvem o carácter do Atleta. A pandemia deu-lhe um novo desafio – compreender a um nível mais profundo como as suas capacidades aprendidas e naturais de Atleta empreendedor o podem ajudar, e a outros, a liderar os negócios durante estes tempos incertos.

Susanna é uma “Criadora” estável e tecnológica. Criou o nosso website, o nosso e-book, o nosso questionário de personalidade, e concebe estratégias de comunicação social para divulgar as nossas histórias e conteúdos ao mundo. Juntos, temos a energia e o dinamismo de um Atleta, combinados com o foco incessante de um “Criador” nos protótipos e testes. No nosso caso, trata-se de experimentar como colaborar digitalmente e internacionalmente. Estamos a desenvolver activamente parcerias (trata-se de outro arquétipo – A Condutora) para divulgar o nosso livro e modelo de empreendedorismo e crescimento.

Pronto para mergulhar nos 10 arquétipos? Tire um momento para se descobrir a si próprio em baixo. A maioria das pessoas descobre que tem um arquétipo maior e um arquétipo menor. Pode também aspirar a tornar-se um arquétipo, por exemplo, um líder ou colaborador.

“The human factor is the key to success.”

 

Os 10 arquétipos empresariais

O Estranho: Inspirado pela promessa de sectores e mercados desconhecidos. Domina a “mente de principiante”. Desafia os peritos. Acreditamos que cada equipa precisa de pelo menos um Estranho. A crise global tornou este papel ainda mais essencial. Quando as tendências e os hábitos mudam da noite para o dia, o Estranho está ainda mais sintonizado com as possibilidades emergentes.

 

A Criadora: Desenha e executa protótipos para gerar conhecimentos rápidos de forma a fazer avançar o desenvolvimento de produtos. Teimosa, obstinada, obcecada. Inabalável perante obstáculos, a Criadora vê os erros como um grande “feedback”, o modo mais rápido de se focar num produto e melhorar a oferta para a levar a um cliente que pague.

 

O Acidental: Começa com um projecto que o apaixona, raramente tencionando lucrar com ele. A Google e muitas outras empresas reconheceram, por vezes oficialmente, este tipo empresarial com a “regra dos 20 por cento” ou a “regra dos 10 por cento”, dando aos colaboradores liberdade para desenvolverem as suas próprias ideias durante o horário de expediente. O Acidental dá autenticidade a um projecto ou empresa.

 

A Visionária: Oferece um tipo diferente de inspiração, com base numa capacidade espantosa de ver meses e anos à frente. As Visionárias imaginam “de agora até então”. Compreendem como o futuro se construirá a partir das realidades presentes e darão os passos fundamentais para lá chegar.

 

A Condutora: Esta líder de equipa está sempre a pensar na ligação entre produtos e serviços. Fascinada por redes, a Condutora acredita que o contacto com outros especialistas de diversos mercados é ideal para expandir o alcance de uma equipa. Pensa sempre em grande, à procura de alicerces para acrescentar à plataforma.

 

O Líder: Confidente. Reúne uma tribo de seguidores e dá prioridade aos seus interesses. Domina a delegação de tarefas e a definição dos objectivos e das prioridades.

 

O Guardião: A sua prioridade é ajudar os outros. Procura equidade e justiça. Tenta encontrar o único foco essencial que possa mudar vidas. O produto do The Guardian pode crescer e transformar-se num movimento. O trabalho exige empenho total.

 

A Colaboradora: Ouve, observa… e aprende. É o elo que liga toda a equipa. Analisa como toda a gente e tudo se encaixa. A Colaboradora mantém o seu próprio ego sob controlo, sabendo que irá mais longe se ligar as pessoas e fizer a ponte entre ideias.

 

O Evangelista: Criar a história por detrás do produto é-lhes natural. O Evangelista sabe como atingir os pontos certos para tocar corações e mover mentes.

 

A Atleta: Adora um concurso e um desafio. A atleta gosta de se preparar para o… inesperado. Quando uma tarefa exige que desenrasquem as coisas, não há ninguém melhor do que a Atleta. “Adaptar, recuperar, virar” é o seu mantra.

 

Descubra o seu arquétipo pessoal

Descubra o seu arquétipo empresarial para saber com que vai contribuir, e de quem precisa para completar a equipa. Preencha o nosso questionário e partilhe com os seus colegas de equipa, a fim de construírem uma startup mais sólida e bem-sucedida. O “Entrepreneur’s Faces” pode ser encomendado agora em Amazon.es (o site espanhol) e em Entrepreneursfaces.com.

 

*Jonathan Littman é autor ou co-autor de 10 livros, incluindo dois best-sellers internacionais (que venderam mais de 700 mil exemplares) sobre inovação com a célebre firma IDEO.

**Susanna Camp foi uma das primeiras líderes de equipa na Wired e fez parte do pessoal da Macworld, PC World e Outside. Jonathan e Susanna são os co-autores de “The Entrepreneur’s Faces” e orgulham-se de serem Entrepreneurs in Residence com a Outglocal em Aveiro, Portugal.

 

 

 

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