O valor das equipas de alto desempenho

As empresas enfrentam, actualmente, diversos desafios para conseguir atrair talento e para manter as pessoas motivadas dentro da estrutura corporativa. É, assim, cada vez mais premente encontrar o equilíbrio entre as competências e mais-valias dos colaboradores e a forma de integração das mesmas no desígnio maior da empresa.

É neste contexto que o conceito de equipa surge, tentando, precisamente, dar resposta às exigências das empresas, elevando competências e criando uma força motriz mais empenhada e comprometida com os resultados que a estrutura pretende alcançar. Desta forma, não apenas o colaborador entende a importância do seu contributo para o todo, como assegura o reconhecimento das suas capacidades, entendendo-as como únicas e essenciais ao conjunto.

No entanto, o conceito de equipa não se gera apenas na aglomeração de indivíduos que se juntam em prol de uma meta quantitativa que a empresa estabeleceu. Existem pressupostos, técnicas e práticas que colocam em evidência a diferença que uma equipa faz quando se interliga através de algo essencial e definidor do sucesso: o compromisso em torno de um propósito comum.

Face às constantes mudanças e interferências que afectam o processo contínuo das empresas, é necessário procurar «novas formas de alavancar o sucesso da organização, as equipas devem ser capazes não só de mostrar e manter um elevado desempenho, mas também de se ir ajustando e adaptando à mudança, numa aprendizagem contínua de novas e mais eficazes formas de desenvolverem o seu trabalho», salienta Hugo Lourenço, fundador e CEO da Agile Thinkers.

Uma das soluções passa pela formação de equipas de elevado desempenho, as chamadas High-Performance Teams (HPT). «Vista de fora, uma HPT é uma equipa em que cada elemento faz a sua parte e estas encaixam perfeitamente umas nas outras como num puzzle. As pessoas estão comprometidas e motivadas, partilham o mesmo propósito, olham uns pelos outros e adquirem conhecimentos de forma evolutiva. Quando há uma crise ou um problema, discutem, mas não se culpabilizam, não se evitam ou sentem falta de segurança psicológica, e conseguem entreajudar-se e procurar de forma incansável o seu sucesso. São equipas com agilidade mental que se adaptam à mudança e estão sempre a evoluir entregando frequentemente o que procuram», adianta o mesmo responsável.

Apostando numa abordagem inovadora para enaltecer o melhor de cada indivíduo para trabalhar em equipa (quando aplicável) e, assim, gerar valor e contribuir para as respostas da empresa aos desafios impostos, a Agile Thinkers promove anualmente diversas iniciativas que ajudam a implementar o melhor que as práticas Agile têm para oferecer no segmento dos recursos humanos e áreas de negócio. Com mais de 15 anos de experiência nesta área, a Agile Thinkers promove o World Agility Forum, o Agile Human Factors, o Experience Agile e, mais recentemente, o High-Performance Teaming Challenge. O High Performance Teaming Challenge tem por objectivo principal, precisamente, ajudar as equipas a desenvolverem capacidades de trabalho em equipa, tais como comunicação, colaboração, planeamento, alinhamento e acção para um objectivo comum (seja um problema ou um benefício).

E foi precisamente o High-Performance Teaming Challenge que, no passado, dia 17 de Maio, levou 10 equipas seleccionadas a reunirem-se para um dia que se viveu com descontracção e bom humor, mas com objectivos muito precisos para ajudar as equipas a alcançarem um alto desempenho. Durante o evento, os participantes, e perante os desafios lançados pela organização da Agile Thinkers e com a colaboração dos facilitadores do Centro de Psicologia Aplicada ao Exército, aprenderam sobre liderança, comunicação eficaz, comunicação inter-equipas, como aprender com erros e melhorar o planeamento, como assegurar responsabilidades partilhada, como trabalhar para propósitos comuns e como criar equipas de alto desempenho. No final, todos foram vencedores, pois todos conseguiram melhorar com as técnicas trazidas pela Agile Thinkers, e o maior desempenho foi dos elementos da equipa da ConvaTec.

Este evento teve o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do CCIP e do Invest Lisboa e serviu, igualmente, de plataforma de lançamento a dois novos produtos da Agile Thinkers Academy e da Agile Thinkers Consulting, respetivamente: a High Perfomance Teams Academy, que é um percurso formativo desenhado para desenvolver high performers, ao nível individual, de equipa e organizacional; e o CoahMapp, uma solução focada em assistir, com Inteligência Artificial, as equipas e líderes na tomada de decisão, com base nas evidências e necessidades da transformação organizacional Mais informações poderão ser solicitadas através de info@agile21.com.

De acordo com Hugo Lourenço, nem tudo necessita de HPTs, mas a mentalidade sim, contudo, «alcançar uma HPT implica uma jornada de evolução e manutenção que obriga à estabilidade da composição da equipa e ao empenho da gestão na criação das condições para que esta se forme». Mas serão certamente estas equipas de alto desempenho que poderão ditar as premissas do amanhã, num futuro de profissionais qualificados e com novas abordagens que impactem na atracção de talento, e que ajudem as empresas para um futuro imprevisível.

Este ano, a continuação deste evento acontecerá com a semana eXperience Agile em Lisboa, que inclui, entre outros, o evento Agile Human Factors. Esta semana decorre de 23 a 27 de Setembro, e o dia Agile Human Factors ocorrerá no dia 26 de Setembro. Mesas redondas, painéis de executivos, talks, workshops, lightning talks e muito networking e partilha de conhecimento farão parte deste evento que acontecerá em Lisboa, pela oitava vez, e no qual estarão em destaque grandes líderes na área da agilidade de recursos humanos, marketing, hardware, software, nutrição, psicologia, neuro-feedback, entre outros.

Mais informações em www.experienceagileweek.org

Ler Mais