ONG promove sexta-feira uma acção para mobilizar o voto jovem nestas autárquicas

A campanha Bora lá, Sai do Sofá!, integrada no projecto Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global, promovida nas redes sociais pela organização não governamental AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, e que tem como objectivo mobilizar os jovens para a importância da participação política, realiza o encontro Diálogos no Sofá – Bora lá! no dia 17 de setembro, às 16h30, no auditório do CJL|IPDJ I.P., em Lisboa.

 

O encontro vai permitir que os jovens reflictam e debatam sobre temas que os preocupam e em torno dos quais querem promover uma mudança.

Esta iniciativa contará com a presença de André Barata, professor de Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior; e João Cancela, professor e investigador de Ciência Política e de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e de jovens activistas, como Francisco Cordeiro de Araújo, João Lopes, Mamadu Djaló, Quitéria Guirengane e Ricardo Andrade.

No evento estarão presentes também Eduarda Marques, directora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e da Juventude e directora do Centro de Juventude de Lisboa e Susana Damasceno, presidente da AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global.

O evento vai decorrer presencialmente e online, via Teams. Em ambos os casos, o acesso é livre, com inscrição prévia que pode ser feita aqui.

A campanha Bora lá, Sai do Sofá!, é dirigida a pessoas dos 15 aos 34 anos, e promove activamente a mobilização da comunidade juvenil rumo às urnas, porque, segundo Susana Damasceno, «é crucial que todas e todos se envolvam. É através do incentivo da juventude para a cidadania global, do investimento na Educação para o Desenvolvimento (ED) e da Cooperação para o Desenvolvimento (CpD) que criamos as bases para um mundo mais justo e sustentável. É essencial fazer-se acompanhar a cidadania global de uma consciencialização para a importância de um agir local. Ligar as necessidades das pessoas às suas realidades locais e tornar o seu envolvimento relevante para o contexto em que vivem e para a comunidade à qual pertencem é um passo para a transformação global, que tem início numa ação individual e local. Da mesma forma, o voto local é um voto global».

A AIDGLOBAL e as entidades parceiras propõem o envio de fotografias e vídeos por WhatsApp, (número +351 926 480 657), para, posteriormente, serem publicadas nas páginas da campanha, na conta de Instagram @aidglobal e no Facebook @actglobaljovensnapolitica e @aidglobal.org.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...