Em tempos de crise…

Opinião de Sandra Derom

Directora-geral Spin To Top

Qual a mais- valia da contratação de um serviço de Coaching para um líder de uma empresa?

1. Tomada de decisões

Sem Coaching: Vive a pressão contínua do seu dia-a-dia. Durante meses, pensa sobre o assunto e depois decide não protelar mais e toma a decisão.

Com Coaching: Quando tiver necessidade de entrar em contacto com o seu Coach, agenda uma reunião presencial ou à distância, através do Skype. O Coach vai tira-lo da rotina do dia-a-dia e fazer-lhe perguntas provocadoras, fazendo-o pensar sobre o assunto e olhá-lo de várias perspectivas. Vai levar trabalho de casa para analisar algumas situações das quais não tinha pensado e vai trazer informação adicional para a próxima reunião com o seu Coach. Passará a tomar decisões num curto prazo de tempo e bem ponderadas.

2. Estado de Espírito e motivação

Sem Coaching: Ouve notícias sobre a economia, sobre clientes e empresas em dificuldades. Fica contagiado pelo ambiente e também sente a necessidade de segurar os seus bens. Pensa em reduzir os custos e partilha o mal-estar do mercado com os seus colaboradores. À noite, descarrega as preocupações com a família.

Com Coaching: Em reuniões pré-definidas com o seu Coach, partilha as lições do que se está a passar no mercado. Estimula-o a encontrar soluções para criar uma mais-valia para os seus clientes e parceiros de negócio. Terá um espírito criativo e orientado para a acção e optimizará o seu negócio com menos custos, concentrando-se no acompanhamento mais próximo dos seus comerciais. Com pequenos esforços vai aperceber-se dos seus progressos, encontrando energia para adaptar-se a novas realidades do mercado, motivação que transmitirá aos seus colaboradores e os seus próximos.

3. Aquisição de novas competências

Sem Coching: Para adquirir novas competências, vai aproveitar os cursos existentes e talvez dar preferência aos subsidiados. Vai andar de curso em curso, pensando que “sempre se aprende alguma coisa”, anotando o que lhe possa ser útil.

Com Coaching: Duas vezes por ano, o seu Coach vai fazer uma avaliação das suas competências em áreas como a Liderança, Gestão de Equipa, Comunicação, Organização e Planeamento do Trabalho… em função das últimas tendências e boas práticas na área da Gestão e da Psicologia. Em conjunto vão decidir quais as competências mais importantes para serem melhoradas a curto prazo. Em qualquer altura, quando sentir a necessidade de adquirir novas competências, poderá contactar o seu Coach, que lhe vai fazer uma avaliação específica naquela área para, ao pormenor, ver o que é importante e que precisa de melhorar. Depois, o seu Coach vai assisti-lo na elaboração de um plano à sua medida, executando esse plano com exercícios a praticar no seu dia-a-dia. Em cada reunião agendada com o seu Coach, vai acompanhar o seu progresso e tirar possíveis dúvidas até ter adquirido as novas competências. Vai estar focado e só trabalhar naquilo que é importante para si e que terá retorno no seu negócio.

Perguntas para a escolha de um Coach

1. Área de intervenção do Coach?

2. Perfil do Coach mais apropriado para a área de intervenção? Percurso académico e currículo.

3. Experiência do Coach mais apropriado para a sua área de negócio? Tipo de empresas, referências, testemunhos.

4. Coach com quem se sinta bem? Vídeos, fotos, artigos escritos pessoalmente pelo Coach.

Coaching ou Consultadoria?

Um serviço de Coaching quando quiser investir pessoalmente na melhoria da sua gestão, produtividade pessoal ou da sua equipa. Um serviço de consultadoria quando necessita de um trabalho de estudo feito por um perito; com pouca disponibilidade, vai delegar no consultor algumas intervenções.

Coaching à distância ou presencial?

Coaching à distância (Skype ou telefone) tem maior escolha de Coaches para a sua área de intervenção; mais flexibilidade de horários; sem deslocações.

Coaching presencial: quando é trabalho em grupo; quando tem que estar presente em situações do dia-a-dia para ver o seu comportamento e ajudar na mudança.

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