Opinião. O futuro do imobiliário são as pessoas

Por: Patrícia Santos, Zome

As pessoas – consultores ou clientes – são o cerne do negócio imobiliário e agora, mais do que nunca, as “nossas” pessoas precisam que pensemos e nos foquemos nelas. À medida que vamos desenvolvendo tecnologia própria que nos permite mitigar o impacto trazido pela pandemia Covid-19 e apresentar soluções inovadoras no mercado, ganhamos a noção de que esse avanço no digital só terá resultados efetivos com recursos humanos melhor preparados em termos técnicos, mas, acima de tudo, pessoais.

Melhor preparados para lidar com os clientes e antecipar as suas necessidades, para gerir o tempo e usá-lo com eficácia, garantindo work-life balance, e para trabalhar em equipa segundo um princípio de “cooptividade”, ou seja, uma mistura de cooperação e competitividade interna.

O investimento sério em formação pessoal e profissional adequada e rigorosa é o único caminho possível para a credibilização do setor do imobiliário e o programa gratuito da Zome – Azimute Zero – é a prova de que essa aposta é uma realidade desde o primeiro minuto de contacto com a nossa realidade.  Construído por módulos e frequentável online ou presencialmente, mediante um processo de seleção prévia feito por entrevista, serve como formação base completa para quem nunca teve uma experiência profissional nesta área, mas é também muito útil para quem está no setor há anos e sente necessidade de uma abordagem refrescante e mais humana ao negócio e ao mercado.

Sempre com o foco nas pessoas, lançámos, no ano passado, o Zwitch, um programa interno de incentivo ao recrutamento de recursos humanos vindos de fora do setor imobiliário,  que premeia os consultores que atraiam talento de outras áreas de negócio.

O Zwitch tem três objetivos fundamentais: primeiro, que haja maior estabilidade e transparência no sector, diminuindo o assédio constante das imobiliárias aos consultores da concorrência, uma política agressiva de recrutamento na qual a Zome não se revê; segundo, refrescar o sector com novos talentos e formar pessoas de raiz, construindo profissionais à imagem da Zome, com os valores que a marca acredita serem fundamentais para prestar o melhor serviço possível aos clientes; terceiro, promover o espírito de equipa entre os consultores.

Numa altura em que, apesar da conjuntura difícil,  estimamos a abertura, até final deste ano, de mais 10 hubs Zome em Portugal – Almada, Oeiras e Guimarães serão os próximos – e o recrutamento de mais de 600 colaboradores, acreditamos que será a nossa formação única (e contínua) a fazer a diferença, não só no serviço que prestamos, como na credibilização e revitalização do setor imobiliário.

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