Preparado para iniciar a sua viagem digital?
Se a sua empresa está a pensar iniciar a sua própria viagem digital, lembre-se de que o seu plano deve incluir 6 etapas fundamentais.
Por Patricia Santos, manager do Centro de Recursos eLearning do Grupo CEGOS
Trabalho numa empresa de formação que existe há 90 anos, a Cegos (líder internacional em formação e desenvolvimento).
Temos feito uma longa viagem! Estes últimos 10 anos foram um verdadeiro desafio, especialmente quando olhamos para a forma como as pessoas aprendem e como nos tivemos de adaptar a este mundo cada vez mais digital.
Há 10 anos não tínhamos algumas das tecnologias mais populares que usamos actualmente, como os smartphones, a inteligência artificial ou ferramentas sociais como o facebook.
Se quisermos prever de que forma a tecnologia irá mudar a forma como as pessoas aprendem, precisamos de acompanhar a evolução tecnológica e a forma como esta influencia a maneira como as pessoas vivem, nomeadamente, os seus comportamentos e hábitos.
Vivemos num ecossistema digital e a aprendizagem tem que ser acessível em todos os dispositivos e ecrãs: desktop, tablet, smarphone, etc.
A Cegos teve de fazer a sua própria viagem, para passar de uma oferta de formação quase exclusivamente presencial, para soluções de aprendizagem digitais. O nosso foco ainda é a “aprendizagem”, não a “tecnologia”, mas tivemos que fazer um “upgrade” ao nosso ADN para sermos capazes de propor soluções de aprendizagem mais eficazes e eficientes.
Manter este foco significa ter sempre em mente os princípios pedagógicos fundamentais para uma experiência de aprendizagem envolvente, como: conteúdos relevantes e altamente operacionais; ambiente de aprendizagem envolvente e eficaz; facilidade de utilização, criação de um interface amigável, dando prioridade à experiência e criação de soluções de aprendizagem globais que respeitem a cultura local. Em resumo… deverá ser mantida uma pedagogia centrada no aluno.
A nossa própria viagem digital permitiu-nos obter a experiência de uma forma mais consolidada. Ao longo de mais de uma década de evolução e de aperfeiçoamento sabemos como tornar a aprendizagem mais digital e como mobilizar a liderança da organização por trás dela.
Neste momento a nossa missão é ajudar empresas em todo o mundo na sua própria viagem em torno da digitalização, incluindo a conversão de conteúdos de aprendizagem tradicionais para soluções digitais.
Um dos factores-chave de sucesso é antecipar, tanto quanto possível, todas as barreiras e restrições que poderemos encontrar durante a viagem. E, claro, preparar-se para ela!
Se a sua empresa está a pensar iniciar a sua própria viagem digital, lembre-se de que o seu plano deve incluir as seguintes 6 etapas:
1. Preparar e organizar a sua estratégia digital à luz da sua actual estratégia formativa: começar com o fim em mente e o resultado que se deseja alcançar. O Digital deve sempre suportar a estratégia L&D e cumprir as metas de negócios;
2. Esta viagem é sobre pessoas e mudança: irá precisar de comunicar, preparar, contratar e garantir o apoio de todas as partes interessadas;
3. Olhe para as tecnologias existentes: se a sua empresa não tem o software e hardware apropriados, não será capaz de continuar a viagem;
4. Analisar e desenhar a sua oferta formativa: compreender a melhor combinação de soluções de aprendizagem (conteúdo, método, ferramentas e tecnologias) que melhor correspondem às suas metas para criar o maior impacto nos seus negócios;
5. Desenhar a experiência de aprendizagem do formando: preparar a gestão de toda a aprendizagem digital. Desde o acesso ao suporte técnico, do presencial ao online, até à conclusão do curso. Os formandos precisam de ter uma experiência de aprendizagem integrada.
6. Manter a viagem digital activa: uma vez definida e colocada em prática, a sua estratégia digital deve ser suportada por uma evolução e melhoria contínua das soluções de aprendizagem, estratégias de envolvimento e motivação do formando e demonstração do impacto nos negócios.