Organizações que migram para a cloud para reduzir custos arriscam perder vantagens competitivas, revela estudo

O relatório da Accenture “Ever-ready for Every Opportunity: How to Unleash Competitiveness on the Cloud Continuum” identifica um grupo de organizações que utilizam a cloud como um novo modelo operativo para reinventar continuamente os seus negócios, usando recursos inovadores de várias clouds – pública, privada e edge – e maximizar o valor do negócio, muito para além da economia de custos.

Com base num inquérito da Accenture com cerca de 4000 executivos C-Suite, de organizações dos sectores público e privado em todo o mundo, o relatório, revela porque é que olhar para a cloud como uma migração única para um destino estático, essencialmente como um data center mais barato e eficiente, é limitativo.

Na verdade, o foco apenas na redução de custos pode colocar as organizações em desvantagem competitiva, quando comparadas com aquelas que usam a cloud de forma mais estratégica nas suas muitas formas dinâmicas, incluindo cloud pública, privada e edge.

O relatório da Accenture revela que, embora as organizações planeiem migrar, em média, mais de dois terços das suas workloads para a cloud, nos próximos três a cinco anos, apenas metade estará a utilizar todo o potencial da cloud nas suas várias formas para transformar o dia a dia das suas operações, realizar projectos de investigação e desenvolvimento ou modernizar aplicações para responderem às necessidades do negócio.

A Accenture define as organizações que lideram o caminho na cloud como “Continuum Competitors”. Estas organizações, que representam cerca de 12-15% dos inquiridos, dependendo da região, destacam-se por alargarem a experiência que tiveram com a cloud pública aos seus data centers privados e assim transformarem o dia a dia das suas operações. Como resultado do seu envolvimento contínuo na cloud, obtêm ganhos substanciais e superam os seus concorrentes.

Os “Continuum Competitors” estão também, de acordo com o estudo, muito melhor posicionados no que se refere à sua capacidade de resistência a futuras situações de instabilidade. Nos “Continuum Competitors” incluem-se organizações como a Carlsberg, por exemplo. Além da poupança em custos operacionais, a multinacional dinamarquesa cita a liberdade de inovar e experimentar como uma das principais vantagens da cloud, permitindo-lhes lançar novas iniciativas e campanhas, em horas, em vez de meses.

Ler Mais