Os colaboradores preferem receber elogios ou benefícios?

De acordo com os especialistas em recrutamento da Hays, a maioria dos colaboradores prefere que a sua chefia directa elogie os seus sucessos, razão pela qual as organizações poderiam renunciar certas regalias em favor de um simples “obrigado”, ou seja, um reconhecimento por um trabalho bem feito.

 

O estudo Global State of Employee Engagement de 2017 da Officevibe, que inquiriu 1000 empresas em 157 países, constatou que 63% dos colaboradores sentem que não recebem elogios suficientes, sendo que 8% admite que nunca recebe.

«O facto de vários locais de trabalho estarem a renunciar a este tipo de reconhecimento é preocupante, dado o impacto que pode ter no negócio, incluindo também na cultura da empresa», refere Paula Baptista, managing director da Hays Portugal.

Como Alexander Lovell, manager of Institute Research & Assessment, da O.C. Tanner, explica no mais recente Hays Journal, «A cultura do local de trabalho é composta por seis elementos: propósito, oportunidade, sucesso, valorização, bem-estar e liderança».

De acordo com o Hays Journal, «a valorização ou reconhecimento tem um impacto tangível em cada um dos colaboradores. Quando ela é usada para melhorar a cultura, temos visto um impacto significativo na capacidade de uma organização de reter, envolver e atrair talentos. Por exemplo, vimos a taxa de envolvimento aumentar 129 por cento em organizações que passam de práticas de reconhecimento fracas para fortes. Para além disso, as pessoas ficam numa organização por mais dois a quatro anos quando o reconhecimento de serviço de melhores práticas for implementado.»

Aqui ficam vários conselhos da Hays sobre o reconhecimento bem-sucedido para a sua equipa:

Agradecer: Como Alexander Lovell explica, «Um obrigado deliberado aumenta o sentimento de apreciação de um colaborador em 116%, o elogio espontâneo aumenta em 172%, enquanto o reconhecimento formal aumenta a valorização em 355%.»

Reconhecimento do topo: O reconhecimento eficaz dos colaboradores deve ser feito pelas pessoas que estão no topo, através do reconhecimento do empregador ou manager das contribuições dos colaboradores. Pode ser feito através de forma tangível, como a apresentação de um prémio, ou formas intangíveis, como elogios verbais.

Utilizar as redes sociais internas: Muitos programas de reconhecimento actuais utilizam as redes sociais internas, tais como ferramentas ou aplicações específicas, para reconhecer de forma instantânea os profissionais que vão para além dos resultados pretendidos. Com os resultados apresentados na intranet ou nas redes sociais da empresa é uma excelente motivação até para outros colaboradores.

Eventos anuais: Os eventos de premiação de reconhecimento anual destacam os melhores desempenhos, por exemplo, de atendimento ao cliente ou por demonstrar os valores da empresa. O efeito é muitas vezes para inspirar outros colaboradores a fazer o mesmo.

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