Os “elefantes na sala” da Gestão de Pessoas!
Por Ricardo Florêncio
O tema de capa desta edição é a reportagem da XXVIII Conferência da Human Resources, que decorreu no passado dia 24 de Outubro. Quem não teve oportunidade de estar presente ou acompanhar via streaming, pode ver (ou rever) no site da Human Resources. E aconselho mesmo a ver/ rever.
Foi uma conferência marcante, onde se abordaram e debateram diversos temas do mundo da Gestão de Pessoas, verdadeiros “elefantes na sala”. Daqueles temas de que todos têm conhecimento, com os quais grande parte convive diariamente, que são tema de conversas mais reservadas, mas não são discutidos abertamente. E assim vão-se avolumando em formato de bola de neve.
As questões do compromisso com as organizações. O tema de as empresas desejarem que os colaboradores estejam mais dias nas empresas e os colaboradores não aceitarem. O dilema do absentismo, o seu aumento, o drama do absentismo crónico, as razões e o seu impacto na organização e nos outros colaboradores. E o que diz a lei sobre estas situações? A motivação (ou a desmotivação) dos colaboradores e como podem as empresas lidar com este problema; o que fazer para combater os que “desistem”, os que “encolhem os ombros”, os que “não vêem futuro na organização”, os que para eles é “indiferente”, os “passivos”. Que papel pode, e deve, a cultura organizacional desempenhar em todas estas situações e em muitos mais outros temas, que são tabu. E, por fim, as questões da liderança e as suas responsabilidades em todas estas matérias.
Foi uma conferência fantástica, em que cada momento daria uma outra conferência por si só. E estamos convencidos de que tirámos alguns “elefantes da sala”. Faltam os outros.
Editorial publicado na revista Human Resources nº 167, de Novembro de 2024