Os presentes mais bizarros oferecidos nas empresas

 Pequenas e Médias Empresas portuguesas não gostam de trabalhar com empresas que não conheçamUm estudo da Regus mostra que 71% das empresas oferece presentes aos clientes – incluindo, em muitos casos, ofertas no mínimo estranhas.

Uma cabeça encolhida, um gato morto, tampões para os ouvidos – e até um caixão. Os presentes que as empresas oferecem a clientes não serão sempre tão bizarros como este conjunto de objectos, mas são a faceta mais estranha de uma prática bem presente na maior parte das organizações.

Um estudo da Regus, empresa especializada em locais de trabalho flexíveis, que envolveu mais de 26 000 participantes em mais de 90 países, mostra que 71% das empresas oferece presentes aos clientes, apesar de um terço das empresas ter reduzido os custos com estas ofertas em comparação com anos anteriores.

«O que não pode ser alcançado financeiramente pode ser criado com imaginação, com os entrevistados a revelarem os presentes mais estranhos que já receberam», segundo o relatório da Regus. «Os artigos vão desde a escola de pensamento “se eu gosto, eles vão gostar”, passando pelos artigos ligeiramente estranhos até aos completamente esquisitos. A pesquisa da Regus revela que, em todo o mundo, é oferecida aos profissionais uma panóplia de presentes bizarros», segundo o relatório.

Contudo, para além das bizarrias, há outros exemplos de presentes que, apesar de estarem noutro espectro mais aceitável, no mínimo, ainda assim fogem ao convencional: a Regus dá como exemplos de presentes estranhos um tijolo, um colete anti-bala, um pombo-correio («com instruções sobre como devolver», especifica o relatório), um dente de mamute e até um conjunto de pedras que ajudam a prever o futuro.

«As ofertas mais comuns, mas talvez mais úteis, vão desde guarda-chuvas, a canivetes de bolso e abre-cápsulas», lê-se no relatório. «A oferta de animais é estranhamente comum, sendo que algumas das respostas dadas apontam para a oferta de cabras, cavalos, cães e coelhos, juntamente com presentes para animais domésticos, como biscoitos e roupa para cães. As bebidas alcoólicas e os chocolates são populares, mas opções muito vulgares, em comparação», conclui a Regus.

Os 10 presentes mais estranhos a nível global, segundo a Regus:

Uma cabeça encolhida

Um gato morto

Tampões para os ouvidos em forma de alimentos

Medicamentos antiácido

Corta-unhas

Um caixão

Sacos de areia

Roupa interior com iniciais

Amostras de solo

Um alcoolímetro

Ler Mais