Os principais desafios de saúde mental no Ensino Superior vão estar em debate esta semana

“Saúde Mental no Ensino Superior: Inquietações e Pontes de Encontro” é o tema do VI Congresso da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior (RESAPES), que acontece esta sexta-feira, dia 13 de Dezembro, entre as 9h e as 17h, no Auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT e que assinala os vinte anos da fundação.

Neste momento em que a saúde mental é, cada vez mais, uma prioridade das instituições políticas e universitárias, os profissionais dos Serviços de Aconselhamento Psicológico reúnem-se no Auditório da Biblioteca da NOVA FCT para debater os principais desafios ao bem-estar dos alunos.

Em destaque, três mesas redondas: “O impacto das questões sociais emergentes nas IES – O papel do Psicólogo nas IES, no bem-estar dos estudantes e na relação com a sociedade”; “A Inteligência artificial ao serviço da saúde mental: inevitabilidade, potencialidades e inquietações”; “Passado, presente e futuro da RESAPES”.

O local do encontro é simbólico: há mais de 40 anos, em 1983, a NOVA FCT abriu o primeiro Gabinete de Psicologia, então liderado pela psicóloga Graça Figueiredo Dias. Entre as iniciativas, o congresso vai entregar um prémio em homenagem à pioneira da psicologia nas universidades: Prémio Professora Graça Figueiredo Dias – Prémio de Boas Práticas da Psicologia no Ensino Superior.

 “Celebramos 20 anos ao serviço da saúde mental e bem-estar no ensino superior, na promoção de relações saudáveis e de redes de suporte, onde todas as pessoas têm o seu papel e lugar relevante e essencial, desde os técnicos que fazem parte dos diferentes serviços, aos estudantes, docentes, staff e investigadores. Todos não somos demais”, refere Olga Cunha, Presidente da RESAPES.