Os quadros superiores desta empresa vão fazer um curso de Formação Filosófica

O dstgroup iniciou junto dos seus trabalhadores um curso de Formação Filosófica, leccionado pela Universidade Católica de Braga. A iniciativa destina-se a 350 quadros superiores do grupo empresarial e terá a duração de dois anos lectivos, uma aula por semana, decorrendo através das plataformas digitais.

A formação, que se estende por um total de 70 horas, contará ainda com sessões extra dadas por convidados, numa imersão completa pela Biblioteca de Clássicos da Filosofia.

A iniciativa será uma viagem através dos autores e dos filósofos mais representativos da história da Filosofia, de Heráclito a Sartre com estações em mais 30 filósofos entre os quais Parménides de Eleia, Platão, Aristótelos, Marco Aurélio, Santo Agostinho, Descartes, Rousseau, Marx, Nietsche e Popper.

O repto de formar os trabalhadores do dstgroup na tradição filosófica foi lançado por José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do dstgroup, à Universidade Católica, em Braga que «através do seu prestigiado corpo docente, abraçou o desafio de exercitar o pensamento filosófico fora da academia. A esperança no projecto é grande, do lado da academia e do lado da empresa. Vão certamente despontar novas alianças, que podem ser sinal de um mundo algo diferente daquele a que estamos habituados», assinala João Manuel Duque, presidente da Universidade Católica, em Braga.

«A filosofia é a procura constante em torno do ser, do conhecimento, do saber, da moral, da ética, é um olhar para dentro de nós e uma procura incansável pelas perguntas certas. Com este curso em horário laboral e no âmbito da formação obrigatória, estamos a apostar em qualificar as competências das nossas pessoas, através de uma abordagem que contribua para um melhor entendimento das mudanças e transformações que vivemos no nosso tempo, dotando-os de ferramentas que estimulem a reflexão sobre temas complexos, um aspeto muito valorizado neste mercado cada vez mais competitivo, adianta José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do dstgroup.

A relação entre a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) e o dstgroup é já de longa data, porém, a presente formação adquire um significado muito especial, na medida em que «a própria Faculdade realiza o seu movimento de saída, indo ao encontro do mundo empresarial, levando o que de mais importante tem e é: o conhecimento filosófico», destaca José Manuel Martins Lopes, director da FFCS.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...