Os salários neste sector vão continuar a aumentar (muito)

O mercado de Tecnologias da Informação (TI) continua cada vez mais dinâmico, sendo um dos mercados que mais tem crescido positivamente. Como consequência, os valores salariais aumentam, levando a uma grande pressão salarial e podendo influenciar o mercado noutros segmentos de negócio. Quem o diz é o Guia do Mercado Laboral 2020, da Hays.

 

O Guia revela que, em 2019, 51% dos profissionais de TI não negociaram o pacote salarial, 33% foram aumentados, 62% recusaram ofertas de emprego e 6% foram promovidos.

Cátia Carvalho, team leader da Hays Portugal comenta «O sector de IT, continua a ser uma área liderada pelo candidato, dado que a procura por estes perfis é bastante elevada, especialmente regiões como Braga, Porto, Cascais, Lisboa e Oeiras, e o talento disponível para uma mudança de emprego é reduzida, por vários factores.»

 

Perspectivas para 2020
De acordo com o Guia do Mercado Laboral, dado o dinamismo do mercado de IT, em Portugal, inúmeros eventos como o Web Summit e Feiras Internacionais de Emprego irão influenciar o recrutamento em 2020.

Quanto às funções que irão movimentar o sector este ano são os cargos de Business Intelligence analyst, Data scientist/Data engineer, Front-end developer, Full-stack developer Java/C#/.NET, consultor Funcional ERP, Machine Learning engineer/AI e Mobile developer.

Apesar de toda a inflação e pressão salarial que se tem sentido nesta área, para grandes players internacionais, Portugal continua a ser atractivo e a ter salários mais competitivos do que outros países. O que torna os profissionais portugueses tão interessantes são, a Educação e Cultura. Por isso, prevê-se que os salários vão continuar a crescer em 2020 face ao dinamismo que se vive na área e pelo facto de ser o candidato a liderar o mercado de IT.

 

Perfis mais solicitados e os mais difíceis de identificar
Em 2019, houve uma necessidade de investimento e retenção no recrutamento para o sector de Tecnologias de Informação para perfis de Business Intelligence analyst, IT manager/Tech lead, Full-stack developer, Front-End developer, Back-End developer, Automation testers/QA´s, DevOps Eng./Site Reliability eng., Scrum master/Agile coach, Cibersegurança, Cloud engineer e Machine Learning engineer/Data scientist.

Verificou-se dificuldade em identificar o perfil de consultor SAP, Front-end developer, Front Stack developer C#/.NET/JAVA, Data scientist e Cloud specialist.

 

O que mais valorizam e que benefícios desejam?
Após uma análise aos inquiridos, sendo que 51% eram do sexo masculino e os restantes 49% do sexo feminino, estes apontam como as principais mais-valias a oferta salarial (90%), o bom ambiente de trabalho (80%), o plano de carreira (62%), localização geográfica (56%) e a cultura empresarial (55%).

Entre os benefícios que mais desejam encontram-se o o seguro de saúde (81%), a possibilidade de trabalhar a partir de casa (78%), a flexibilidade de horários (67%), formação/certificações (65%) e dias de férias extra (42%).

Ler Mais