Os salários nesta profissão podem chegar aos 2600 euros

A maioria das profissionais das principais sociedades de advogados em Portugal têm licenciatura e os salários podem atingir os 2600 euros mensais. É o que revela a mais recente análise da consultora Michael Page.

 

De acordo com o estudo «Tendências das Funções de Suporte no Sector Jurídico», sobre o recrutamento nas sociedades de advogados portuguesas, que inclui recepcionistas, administrativas e secretárias, 66,7% tem licenciatura, sendo que 18,9% conclui o ensino secundário e 13,5% o mestrado.

Relativamente aos idiomas, 100% diz saber falar correctamente inglês, seguido do francês.

A maioria (73%) tem experiência profissional superior a 10 anos, sendo que 37,8% situa-se entre os 30 e 39 anos.

Segundo a Michael Page, as recepcionistas apresentam um rendimento bruto mensal que varia entre 680 euros e 1050 euros, e as funcionárias administrativas entre 750 euros e 1500 euros. Já os perfis de secretariado apresentam a remuneração mensal mais elevada, que pode variar entre 750 euros e 2.600 euros.

A remuneração mensal bruta predominante situa-se entre 1200 euros e 1500 euros, sendo que, em alguns casos, pode ser complementada com benefícios, nomeadamente o prémio anual, referido por 66,7% das inquiridas, e o seguro de saúde, por 62,5%. Mais de metade das profissionais (60,6%) admitem que gostariam de ter subsídio de transporte e 45,5% estacionamento.

Relativamente ao que mais valorizam na área, 72,2% aponta a transversalidade, a vertente técnica e a oportunidade de trabalhar com temas concretos. Apenas 13,5% revela descontentamento devido a factores como o ambiente e stress.

A componente salarial é mencionada por menos de metade das inquiridas como o factor mais valorizada (44,4%). Além disso, cerca de 30,6% gostaria de ter mais responsabilidades associadas à função que desempenha.

Quanto à evolução na carreira, mais de metade das inquiridas (63,95) indicam que gostariam de ter um plano de progressão definido. A formação complementar em idiomas para aplicação na área jurídica e em temas funcionais, como secretariado forense e plataformas jurídicas digitais, é também valorizada por 49,8% e 24,9%.

Mariana Espírito Santo, consultora sénior de Secretarial & Management Support da Michael Page, faz notar «a crescente importância da criação de planos de formação e progressão de carreira bem estruturados para estas funções», acrescentando que «são das principais dificuldades enfrentadas pelas sociedades de advogados do ponto de vista de implementação». »Falamos de profissionais que valorizam o reconhecimento, desenvolvimento de carreira e de competências e apenas as sociedades que criem políticas de formação e progressão eficientes conseguirão atrair e reter o melhor talento», afirma.

O estudo revela ainda que apenas 33,3% das sociedades de advogados recorrem a empresas de recrutamento para contratar estes perfis de suporte, sendo que a maioria (80%) gere a sua recepção com equipas internas.

«As sociedades de advogados procuram cada vez mais o talento», destaca Ana Castro Dias, manager da área de Secretarial & Manager Support da Michael Page, sublinhando que ao considerarem estas funções de grande importância (86,7%) para o bom funcionamento da empresa, «procuram atrair profissionais com formação académica, conhecimentos técnicos, domínio de idiomas e qualidades como compromisso, disponibilidade e integridade, o que tem conduzido a que este sector seja dos mais dinâmicos em termos de recrutamento».

Ler Mais