Os seus colaboradores estão a voltar ao local de trabalho? Adopte estes cinco medidas de protecção

À medida que as empresas retomam o trabalho, o seu principal foco será proteger as pessoas da COVID-19. Terão que repensar a sua forma de trabalhar para implementar medidas de protecção eficazes, que não sejam um obstáculo ao sucesso do negócio.

 

A DuPont Sustainable Solutions (DSS) elaborou partilhou cinco medidas fundamentais para voltar ao trabalho em segurança.

 

1. Separação no espaço e no tempo
Todas as organizações terão de cumprir as normas para manter a distância recomendada entre as pessoas, mas vão enfrentar o dilema de ter de o fazer num ambiente projectado para um propósito diferente. A DSS pode ajudar a avaliar e redesenhar o processo e o fluxo de operações e pessoas face à necessidade de controlar o risco de infecção.

 

2. Controlo de gestão remota
Enquanto alguns trabalhadores voltam ao seu local de trabalho, outros irão continuar a trabalhar em casa. Os responsáveis do negócio terão de fazer a gestão de ambos de uma maneira eficaz e, muito provavelmente, de forma remota.

As principais competências de liderança para a gestão comportamental podem ser usadas na orientação da disciplina operacional no local. Podem ser suportadas por uma variedade de ferramentas digitais que podem ser usadas para gerir a exposição a riscos dos funcionários e prestadores de serviços, além de monitorizar a conformidade em termos de saúde e segurança.

 

3. Equipamentos de protecção
Equipamentos de protecção e barreiras contra infecções são parte essencial na batalha contra a disseminação da infecção por COVID-19. Às empresas não bastará fornecer suficiente Equipamento de Protecção Individual (EPI) aos trabalhadores, terão também de garantir o seu correcto uso.

Uma boa e oportuna comunicação será fundamental. É necessária orientação e clara formação sobre as práticas adequadas para garantir que equipamentos valiosos de protecção possam desempenhar a sua função de forma eficaz. O EPI inteligente pode facilitar, garantindo o distanciamento social, a conformidade com novas restrições e até ao garantir a monitorização de contactos nos postos de trabalho.

 

4. Instruções de trabalho adaptadas
Existem metodologias que irão permitir às empresas adaptar os seus normais procedimentos operacionais aos novos requisitos. Com a ajuda de um guia personalizado e um sistema de monitorização de execução, as organizações podem acelerar a retoma das operações.

 

5. Maior consciência do risco
Compreender como as pessoas pensam e reagem instintivamente aos riscos é essencial para evitar incidentes de segurança. Hábitos, padrões comportamentais, experiências passadas, bem como emoções, afectam a maneira como as pessoas tomam decisões e agem.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...