Os seus colaboradores estão preparados para o novo lockdown?

A crise COVID-19 tem sido um período de construção e inovação substanciais. Gestores e as suas equipas, agora mais que nunca, procuram soluções para os desafios que acrescem devido ao trabalho remoto e recuperar o poder e a agilidade pré-covid ou até mesmo dar um passo mais longe.

Por bwd em parceria com a Fórmula do Talento, especialistas em gestão e desenvolvimento de Recursos Humanos

 

Considere os seguintes cinco modos de empoderar os seus colaboradores  e ultrapassar de forma mais célere os desafios específicos ao contexto actual.

  1. Promover a autonomia e controlar os resultados em vez do tempo. Mais do que controlo do tempo, é necessário o controlo de resultados e isto é feito através da definição de objetivos SMART; definição de papéis e responsabilidades e reports regulares.

 

  1. Colocar a tecnologia ao serviço das pessoas (e não o contrário). A tendência é que os ambientes se adaptem às necessidades das pessoas com a ajuda da tecnologia. O ideal é que o uso da tecnologia aumente o valor do trabalho das pessoas e não vice-versa. Algumas soluções que são verdadeiras “salva-vidas” neste contexto: soluções de digitalização e mobilidade associadas a aplicações móveis com serviços da empresa, que permitam a marcação de férias e submissão de despesas dos colaboradores; centralização de dados dos colaboradores para emissão de notificações e alertas para facilitar a conclusão de metas importantes; automatização do processo de recrutamento, permitindo filtrar em menos tempo requisitos dos candidatos; automatização do processo de contas a pagar para que a área administrativa trabalhe a partir de casa com toda a informação e segurança necessárias.

 

  1. Construir uma força para a mudança sem subestimar a cultura empresarial. A cultura não existe dentro de paredes; existe dentro das pessoas, onde quer que estas estejam. A adopção de uma tecnologia/ferramenta que não tenha em consideração a cultura de uma organização terá como consequência a não adesão dos colaboradores e o insucesso da mesma.

 

  1. Comunicar com regularidade e ter uma estratégia. Ter um Plano de Comunicação do projecto de transformação não só ajuda a equipa compreender todo o processo de mudança, como também aumenta a transparência, abre espaço a que as pessoas tenham oportunidade de questionar e ajuda a abrir portas para receber feedback de melhoria.

 

  1. O perigo está em ficar parado! Caberá à gestão da organização orientar as suas pessoas para esta transformação, mas o colaborador deverá estar receptivo a se reinventar. As pessoas precisam de se sentir seguras e envolvidas para aceitarem e contribuírem para processos de mudança.

 

De acordo com o World Economic Fórum (2020) o nosso futuro requer mudanças mais dinâmicas do que simplesmente aplicar tecnologias digitais para fazer o que sempre fizemos, mais rápido e mais barato. Citando Peter Drucker: “O maior perigo na turbulência não é a turbulência; é agir com a lógica de ontem.”

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