Os sonhos que os portugueses mais querem cumprir este ano (e quanto planeiam gastar)

Relatório “Economia da Experiência”, da Mastercard, mostra que 81% dos portugueses quer viver experiências memoráveis este ano.

À medida que a Europa se prepara para mais um ano marcante e cheio de eventos – no desporto, música e cinema –, o relatório “Economia da Experiência” da Mastercard apresenta uma grande mudança nas prioridades dos gastos no que a experiências diz respeito. 81% dos consumidores portugueses estão a apostar em actividades de bucket list, escolhendo investir em momentos importantes para criar memórias duradoras e ganhar novas perspectivas sobre o mundo, com as viagens e o turismo a liderar os principais gastos dos consumidores.

O ano da bucket list

São os mais jovens, especialmente a Geração Z (31%), que lideram esta tendência, revelando querer riscar duas ou mais experiências de sonho da lista de desejos em 2025, dando o mote para um ano de aventuras.

De acordo com o inquérito anual da Mastercard a mais de 15 mil consumidores em toda a Europa, 81% dos portugueses revelam que realizar experiências da sua bucket list é uma prioridade máxima. Este desejo é justificado com a vontade de criar memórias para toda a vida (49%), ver o mundo de uma nova perspectiva (45%) e partilhar experiências com familiares e amigos chegados (44%), motivos bastante valorizados pelos consumidores e considerados um factor-chave para esta opção por aventuras inesquecíveis. Na Europa, são os romenos (88%) e os polacos (87%) os mais desejosos de riscar experiências das suas bucket lists em 2025.

Apesar deste desejo por experiências inesquecíveis, os consumidores continuam a querer gastar dinheiro em casamentos, eventos familiares e aniversários, com 25% dos inquiridos a explicar que o tempo passado com a família e os amigos mais chegados é tão importante quanto a experiência em si.

«O nosso inquérito mostra que estamos a assistir a uma mudança fundamental nas prioridades dos consumidores este ano. Há mais pessoas do que nunca a poupar nas despesas diárias para poderem ter aquelas experiências que sempre sonharam ter. Com uma oferta cada vez maior de eventos culturais, desportivos e acontecimentos únicos a decorrer em todo o mundo, não há melhor altura do que agora para os consumidores mergulharem de cabeça em experiências inesquecíveis», explica Beatrice Cornacchia, vice-presidente executiva de Marketing e Comunicação da Mastercard para a Ásia-Pacífico, Médio Oriente e África e Europa.

As experiências mais procuradas este ano

Analisando as experiências que mais entusiasmam os consumidores em 2025 de uma forma mais ampla, as viagens e o turismo surgem no topo da lista, com as pessoas a planearem gastar mais de 1.000 euros para ver o mundo, seguindo-se as aventuras ao ar livre, experiências gastronómicas, festivais de cinema e eventos desportivos ao vivo. Os eventos de desporto registam um aumento da procura, com 73% dos portugueses a planear assistir a pelo menos um este ano.

Top 10 de experiências para 2025 para os consumidores portugueses:

  1. Viagens e turismo (96%)
  2. Actividades ao ar livre (92%)
  3. Exposições e eventos culturais (92%)
  4. Experiências gastronómicas (91%)
  5. Actividades para a família (89%)
  6. Experiências históricas e de herança patrimonial (88%)
  7. Experiências relacionadas com o cinema (88%)
  8. Eventos de música ao vivo (87%)
  9. Espectáculos de teatro (85%)
  10. Experiências de bem-estar e saúde (84%)

Gastar de forma inteligente

Os resultados do inquérito revelam que, em 2025, as experiências da bucket list são o derradeiro investimento para os consumidores portugueses, que estão a ficar mais experientes na forma como as financiam. Ao invés de gastarem em luxos fugazes, muitos estão a cortar no vestuário (41%), nos itens de luxo (41%) e nos gadgets mais recentes (35%), porque consideram que as memórias duram mais do que a última tendência da moda ou tecnologia.

De igual forma, os consumidores estão a planear melhor os seus gastos em experiências da sua lista de desejos. 84% procura ofertas antes de fazer a reserva, ao passo que 87% certifica-se de que essas mesmas experiências se enquadram no orçamento disponível. Muitos (38%) aguardam pelo fim do mês para avançar com a reserva da próxima aventura no dia em que recebem o salário.

Os próprios dados do Mastercard Economics Institute suportam esta tendência, revelando que, em 2024, 32,1% dos gastos dos consumidores europeus em experiências – excluindo viagens e restaurantes – foi em eventos ao vivo, contra 31,5% em 2023 e 30,7% em 2019.

«Os consumidores europeus estão a recuperar a confiança e a aumentar as despesas discricionárias, sendo que as experiências continuam a ser uma prioridade fundamental. A estabilização da inflação e a melhoria do poder de compra estão a permitir que mais pessoas invistam em momentos especiais. O Mastercard Economics Institute prevê que as experiências continuem a ser uma fatia relevante nas despesas dos consumidores em 2025, impulsionadas por uma oferta dinâmica de grandes eventos mundiais – desde campeonatos desportivos a festivais de música e de cinema –, que irão marcar o próximo ano», explica Natalia Lechmanova, Economista-chefe para a Europa do Mastercard Economics Institute.

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