OutSystems e EDP promovem ‘batalha’ entre universidades

A primeira edição da Battle of Universities, organizada pela OutSystems, em parceria com a EDP e várias universidades portuguesas, reuniu mais de 50 estudantes de nove universidades portuguesas, com o objectivo de desafiar e promover as competências dos alunos universitários dos cursos de tecnologias.

 

Os 51 estudantes reuniram-se no início de Novembro, no edifício Central Tejo do MAAT, em Lisboa, distribuídos por 17 equipas de três elementos cada, propondo-se ultrapassar vários desafios relacionados com informática e com o tema do evento – uma aventura espacial -, para alcançar o título de “Supremos Defensores Tecnológicos do Universo”.

Entre os vários desafios colocados, destaca-se a criação de um programa que projectasse a ponte de uma nave alienígena, segundo um conjunto de regras geométricas muito especificas impostas pelos próprios alienígenas; ou a criação de um programa que configurasse uma rede de comboio vintage numa lua remota.

A estratégia foi fundamental para a resolução desta ‘batalha’, uma vez que o programa contou com duas rondas de desafios através de uma contagem regressiva, sendo praticamente impossível conseguir resolvê-los na integra.

Estes desafios foram pensados com o intuito de potenciar não só as capacidades técnicas dos estudantes, mas também soft skills como o trabalho em equipa e desenvolvimento estratégico.

Foram distinguidas as três melhores equipas. Os primeiros classificados – Afonso Fernandes, Leonardo Santos e Daniel Zheng Dong, alunos do 3.º ano do curso de Ciências da Computação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – receberam uma viagem para a GoTo Conference.

Já os membros da equipa que obteve o segundo lugar – David Almeida, Manuel Xarez e Silvério Pereira, do 5.º ano do curso de Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro – ganharam um Amazon Gift Card no valor de 400 euros.

Em terceiro lugar ficaram Daniel Henriques, André Neves e Maria Nogueira, estudantes do 5.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tendo ganho Amazon Gift Cards no valor de 200 euros.

Veja também estas notícias.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*