OutSystems mudou processo de recrutamento e contratou mais de 80 profissionais durante a pandemia

A empresa de software low-code para o desenvolvimento rápido de aplicações recrutou mais de 80 profissionais durante os meses de isolamento imposto pela COVID-19.

 

Todos os processos de recrutamento e integração de novos colaboradores foram repensados e alterados, com o objectivo de continuar o crescimento das equipas e da empresa, assim como de fazer com que todos os recém-chegados se sentissem integrados na cultura da empresa.

A empresa implementou processos de entrevista remotos, através de diferentes plataformas como o Zoom, assim como alterou os guiões de entrevista para ajudar os líderes de cada equipa a conseguir encontrar as competências que procuram, sem ter o contacto pessoal e físico que tanto necessitam.

A OutSystems implementou ainda um conjunto de conferências virtuais para que todos os colaboradores, independentemente da geografia ou do departamento, pudessem assistir de forma remota para continuarem a conhecer melhor o trabalho de outras equipas, outros departamentos e de outros mercados.

«Desde o início do lockdown já recrutamos e acolhemos mais de 80 profissionais de variadíssimas partes do mundo. Isto obriga-nos a repensar processos e a trabalhar em novas formas de os fazer sentir parte da empresa e de os fazer ver a nossa cultura», explica Mafalda Vasquez, Talent Acquisition Manager na OutSystems, acrescentando:  «Começámos por olhar para as nossas redes sociais e reforçar o envolvimento que tínhamos em cada plataforma, não apenas para promover os nossos eventos virtuais e outras actividades, mas para mostrar a toda a comunidade que continuamos a crescer e a recrutar talento.»

As medidas implementadas pela OutSystems para este período incluem ainda um microsite com conselhos, dicas e melhores práticas no trabalho remoto, e um apoio reforçado aos líderes de gestão para manterem contacto com toda a equipa, de uma forma virtual. Inclui ainda um apoio dedicado a colaboradores com filhos, para melhor gerirem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Já no campo de bem-estar, e usando as diferentes competências de cada colaborador, foi criado um espaço virtual com diferentes actividades que vão deste o yoga à meditação, passando pelo coaching, aulas de ginástica e de culinária, e até um clube de leitura.

Por fim, no que diz respeito ao Sentimento de Pertença, as actualizações trimestrais conduzidas pelo CEO Paulo Rosado passaram a ser semanais, e foi ainda criado o espaço Ask me anything (Pergunta-me o que quiseres) onde cada colaborador pode fazer perguntas aos seus superiores, sobre os diferentes departamentos e actividades da empresa.

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