Ouvir os seus colaboradores é essencial. Aprenda a desenvolver esta competência

Precisamos ser melhores ouvintes, especialmente agora, numa altura tão complicada e excepcional. Para podermos realmente ouvir, importa captar os outros e reter as informações importantes para o processo de trabalho em curso.

 

Saber ouvir cria confiança e promove a empatia dando origem a uma cultura de trabalho de motivação e entreajuda, refere a “TalentCulture”, partilhando cinco dicas para promover esta capacidade.

 

  • Permita o silêncio 

Dê à pessoa que fala tempo para fazer uma pausa e reunir seus próprios pensamentos enquanto o faz. Todos falamos com estilos e ritmos diferentes. Alguns ficam nervosos quando estão a conversar e tendem a precisar desacelerar. Outros podem, na abordagem de um tópico difícil, tentar contorná-lo. Ouvir requer paciência e exige que abrandamos o nosso próprio processo de pensamento interno, pois pensamos mais rápido do que falamos. Não tente preencher os silêncios com as suas próprias interjeições. Deixe o orador ter espaço e tempo para dizer o que precisa dizer.

 

  • Repita com as suas próprias palavras 

Não responda imediatamente ao orador. Essa é a configuração padrão para ouvir, mas é muito mais eficaz reafirmar os pensamentos deles com suas próprias palavras. Isso fortalece o facto de que você entendeu – e se não o fez, o orador pode esclarecer. Por exemplo, comece com “eu ouvi você dizer que …” e repita cuidadosamente. Não só demonstra que está realmente a ouvir, como tornará o orador mais receptivo ao seu ponto de vista, pois sabe que está a ser entendido.

 

  • Faça perguntas úteis e relevantes

Fazer perguntas úteis pode ajudar a entender melhor o que a outra pessoa está a dizer. Para incentivar uma discussão mais aprofundada, faça-as como sugestões abertas. Tente perguntar: “O que acha que devemos fazer sobre isso?” Fazer perguntas não é controlar a conversa ou recuar na perspectiva do outro. É entender.

 

  • Trabalhe em prol da empatia 

Todos temos receio de ser julgados enquanto conversamos. Faça um esforço para realmente entender e reconhecer como a outra pessoa se sente. Ao reiterar cuidadosamente os sentimentos dela à medida que os entende, vai sendo criada empatia.

 

  • Faça uma recapitulação 

Podemos ouvir e ouvir, mas será que nos vamos lembrar depois? Uma maneira altamente eficaz de recordar uma conversa é recapitular o que foi dito. Reafirme o ponto da discussão e faça uma lista das etapas da acção que cada parte irá executar. Não precisa ser palavra por palavra, apenas uma visão geral. Depois deixe a pessoa que falou pesar o que foi dito, para que fique à vontade com o seu resumo.

 

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