Qual deve ser o foco quando se estão a definir os benefícios extra-salariais?

A retenção de colaboradores é o principal objectivo dos programas de benefícios das empresas. Os colaboradores, por sua vez, querem opções sob medida para as suas necessidades.

 

Esta foi a opinião de 83% dos entrevistados em uma pesquisa publicada no relatório anual do Estudo de Tendências de Benefícios a Empregados dos Estados Unidos. Para mais da metade dos entrevistados, 51%, usar os benefícios para manter os colaboradores na organização será ainda mais importante nos próximos 5 anos.

A retenção de colaboradores continua a ser o desafio número um, mas junto dele surgiram outros como definir os principais objectivos dos programas de benefícios e o controlo dos custos com benefícios de saúde e assistência social.

Muitos entrevistados referem ainda a importância dos benefícios na melhora na produtividade e no aumento na lealdade e motivação dos colaboradores.

 

Mais estratégicos do que nunca

Cerca de um terço dos colaboradores entrevistados durante a pesquisa esperam estar a trabalhar para outra organização dentro de 12 meses, e os recém-formados trabalharão para quatro organizações diferentes até atingirem a idade de 32 anos. A disposição revelada pelos norte-americanos em trocar de emprego aumenta o desafio das empresas em atrair, reter e envolver os colaboradores, o que torna os benefícios estrategicamente mais importantes do que nunca.

Mesmo em momentos de aumento nos índices de desemprego, como aquele que hoje vivemos devido à pandemia Covid-19, a retenção dos profissionais é essencial, uma vez que a qualidade do trabalho é uma prerrogativa constante.

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