Paulo Barreto, Crédito Agrícola: Ciclos curtos na gestão de recursos humanos

Paulo Barreto, director Central de Recursos Humanos do Crédito Agrícola, salienta que «os constantes desafios de uma economia global, cada vez mais imediatista e dependente de factores pouco controláveis e surpreendentes, exige às organizações e à gestão dos seus recursos humanos uma enorme flexibilidade». 

 

«Alinhar as prioridades e os objectivos de desempenho dos colaboradores e das estruturas organizativas onde estes se integram com os objectivos estratégicos das organizações é um dos propósitos da boa gestão.

A visão das organizações sobre o seu posicionamento actual e sobre o que pretendem atingir a curto, médio e longo prazo, a comunicação desses objectivos a todos os colaboradores, independentemente das suas funções ou responsabilidades, e a incorporação desses objectivos no dia-a-dia dos colaboradores, eventualmente nos sistemas de avaliação de desempenho e de incentivos, é amplamente defendido e valorizado no âmbito de uma gestão moderna e eficiente.

Há, no entanto, um aspecto que pede reflexão. Os constantes desafios de uma economia global, cada vez mais imediatista e dependente de factores pouco controláveis e surpreendentes, exige às organizações e à gestão dos seus recursos humanos uma enorme flexibilidade. Num mundo em constante mudança, é na capacidade que as organizações têm para se adaptarem muito rapidamente a novas realidades e para conseguirem, com a mesma agilidade, rever e alinhar os objectivos dos seus colaboradores, que pode residir a chave do sucesso.

Será que, com os novos desafios que se colocam à competitividade das organizações (e também face à necessidade de atrair e reter colaboradores que querem ser avaliados e valorizados rapidamente), os habituais ciclos anuais de gestão dos recursos humanos têm os dias contados?»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Maio (nº.137) da Human Resources, no âmbito da XLI edição do seu Barómetro. Está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*