Paulo Barreto, Crédito Agrícola: Os caminhos das lideranças

Paulo Barreto, director de Recursos Humanos do Crédito Agrícola, salienta que «quanto às lideranças há trabalho a fazer. É preciso capacitar todos os que gerem equipas, nas suas diversas dimensões, para novos modelos que acompanhem os tempos actuais e que respondam às expectativas das suas equipas. Se os caminhos certos não forem agora percorridos, vamos arrepender-nos mais tarde, possivelmente com pouca margem de retorno».

 

«Já todos perceberam que o mundo mudou, e que vai mudar ainda mais. E a Gestão de Pessoas deve acompanhar essas mudanças, impondo-se alterações ao nível das políticas públicas com impacto na gestão dos recursos humanos e ao modo como as lideranças respondem aos novos desafios que lhes são colocados.

Em relação às primeiras, de forma mais ou menos unânime para quem trabalha estes temas há muito tempo, destacam-se medidas de natureza laboral e fiscal que facilitem a flexibilização dos modelos de trabalho ou dos vínculos contratuais, ou que tratem de forma mais equitativa a tributação dos rendimentos do trabalho e os incentivos à produtividades e ao bom desempenho.

É verdade que não há “fórmulas mágicas” que, ao mesmo tempo, sejam efectivas e agradem a todos, mas a falta de visão de futuro não é propiciadora de mudanças, e, infelizmente, as expectativas de que essas mudanças venham a ocorrer é baixa.

Quanto às lideranças também há trabalho a fazer. É preciso capacitar todos os que gerem equipas, nas suas diversas dimensões, para novos modelos que acompanhem os tempos actuais e que respondam às expectativas das suas equipas. Flexibilidade laboral, trabalho a distância, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, trabalho e remuneração por objectivos, e fortes incentivos à formação são apenas alguns exemplos de temas que estão em cima da mesa.

Se os caminhos certos não forem agora percorridos, vamos arrepender-nos mais tarde, possivelmente com pouca margem de retorno, não do que foi feito, mas do que deveria ter sido feito e não foi.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Outubro (nº.142) da Human Resources, no âmbito da XLIII edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais