Pedro Brito, Nova SBE: «Temos de ser capazes de compreender como preparar as pessoas para o futuro»

Pedro Brito, associate dean na Nova SBE, reconhece «temos de ser capazes de compreender como preparar as pessoas para o futuro, para conseguirmos construir empresas mais responsáveis e competitivas». Leia a sua análise aos resultados do XL Barómetro Human Resources.

«Ao analisar os resultados apresentados no Barómetro Human Resources, existem duas dimensões que me chamam a atenção: por um lado, a aparente tendência para uma maior competição entre as empresas pelos mesmos recursos e a pressão salarial que este movimento provoca, e, por outro, a aparente procura de um estilo de vida mais flexível. Estas conclusões podem não surpreender, mas vêm reforçar a ideia de que só pensando no ciclo de vida de longo-prazo do colaborador é que será possível desenhar estratégias de Gestão de Pessoas eficazes.

Por isso, talvez valha a pena pensar em perguntas sem respostas evidentes: se pretendo competir pelo melhor talento, saberei com segurança quais são as expectativas, sonhos e ambições dos elementos da minha equipa? Não só nos próximos seis meses, mas nos próximos seis anos? Será que estes elementos compreendem o que têm de fazer para estarem future-ready e como alcançar este equilíbrio tão desejado entre a vida profissional e a pessoal? Será que estou a introduzir uma estratégia de utilização de dados na empresa que me permita antecipar ocorrências e actuar de forma mais eficaz no que diz respeito à atracção, retenção e desenvolvimento de talento

Sejam quais forem as respostas a estas questões e a estratégia definida, uma coisa é certa: temos de ser capazes de compreender como preparar as pessoas para o futuro, para conseguirmos construir empresas mais responsáveis e competitivas.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Março (nº.135) da Human Resources, no âmbito da XL edição do seu Barómetro. Está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*