Os pensionistas que recebem até 1108 euros por mês vão ter este ano um aumento extraordinário até 10 euros com retroactivos a Janeiro, confirma a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) entregue no parlamento.
«Em 2022, o Governo procede a uma actualização extraordinária das pensões, com efeitos a 1 de Janeiro de 2022», pode ler-se na proposta orçamental.
Segundo o documento, a actualização extraordinária «é efectuada pelo valor de 10 euros por pensionista, cujo montante global de pensões seja igual ou inferior a 2,5 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS)», ou seja, 1108 euros.
O valor da actualização automática que foi efetuada em janeiro é incorporado no valor da actualização extraordinária.
Em Janeiro, as pensões foram actualizadas de acordo com a lei que tem conta a inflação e o crescimento económico com aumentos entre 1% e 0,24%.
O aumento extraordinário já tinha sido anunciado pelo Governo e deverá chegar a mais de dois milhões de pensionistas e terá um custo de cerca de 200 milhões de euros, de acordo com o executivo.
Em 2021, o aumento extraordinário foi pago aos pensionistas que recebem até 658 euros (1,5 IAS).














