People Talks. Tatiana Silva, Michael Page: «Portugal é visto como um centro tecnológico em ebulição»

Na People Talks desta semana, a convidada é Tatiana Silva, managing consultant da Michael Page. Com experiência de quase uma década a recrutar em IT, partilha como a pandemia afectou – ou não – o sector. Uma coisa é certa, a escassez de talento não abrandou, até porque são cada vez mais as multinacionais a apostar em Portugal para instalar os seus centros tecnológicos. Assista agora, nas plataformas da Human Resources (aqui ou no Linkedin ou Facebook).

 

Há há algum tempo que se falava de trabalho remoto, e era até uma realidade em muitas empresas, mas a grande maioria do tecido empresarial português não estava preparado para esta realidade e a pandemia veio obrigar a adoptação de novas formas de trabalho, e isso foi feito com sucesso. Por outro lado, a Gestão de Pessoas mudou completamente, houve um grande salto no uso de várias plataformas e ferramentas», começa por destacar Tatiana Silva.

Já me termos de recrutamento, e não falando nos processos, a área de IT terá sido aquela que menos sofreu com a pandemia – pelo contrário, até porque várias empresas estão a recrutar nestas áreas para internacionalizar na sua equipa profissionais especializados nas áreas tecnológicas.

Não houve grande alteração ao nível dos perfis procurados, mantendo-se a tendência dos últimos anos, nomeadamente nas áreas de cibersegurança, softwares de gestão, analytics e big data e toda a vertente de programação. Mas notou-se um boom nos perfis orientados à transformação digital e toda a vertente de automatização de processos, aumentando a procura sobretudo nas empresas de grande dimensão, da área financeira, que estão a criar departamentos próprios para este efeito. E também na área de sales force, com a implementação de projectos de CRM, destacando-se os centros tecnológicos desenvolvidos pelas multinacionais através de Portugal.

Assim, a escassez de talento nas áreas tecnológicas faz-se sentir cada vez mais, e a managing consultant desvenda o que as empresas têm feito para atrair candidatos e para se diferenciar da concorrência.

A conversa foi conduzida por Ana Leonor Martins, directora de redacção da Human Resources Portugal.

Veja aqui a entrevista, na íntegra:

People Talks é a nova rubrica vídeo da Human Resources, que dá destaque aos desafios e tendências na Gestão de Pessoas e também ao que de melhor se faz neste âmbito em Portugal.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...