Pequenos gestos são um sinal de quem somos. Em que estágio de consciência está?

ROCK IN RIO INNOVATION WEEK

Como está a sua energia neste momento? Eu sempre fui uma pessoa optimista e positiva, mas confesso que os últimos três meses me balançaram diante de cenas e notícias que mais pareciam uma narração do fim do mundo. Entretanto, no meio de todo o turbilhão e excesso de negatividade, uma coisa me chamou atenção e espantou as nuvens cinzas de cima da minha cabeça: os pequenos gestos de bondade.

 

Por Mic Aisenberg, curadora de conteúdo do Rock in Rio Innovation Week

 

A quantidade de pessoas que colocaram a sua empatia em prática e usaram a sua energia para ajudar a quem mais precisava – vizinhos mais velhos que não podiam ir às compras, costureiras que passaram a fazer máscaras para doar – fez-se pensar em como os valores do ser humano, se bem cultivados, rendem óptimos frutos.

Esses pequenos gestos, afinal, são um sinal de quem somos, o que nos importa e qual o nosso propósito.

 

Praticar solidariedade faz bem à saúde

Uma pesquisa conduzida por Emily Ansell, PhD e professora de psiquiatria da Universidade de Yale, provou que ao agirmos para melhorar a vida de outra pessoa, o resultado se reflecte também em nós.

Os participantes do estudo reportavam as suas emoções com a ajuda de uma aplicação. «Os resultados mostraram que quando ajudamos aos outros, também estamos a ajudar-nos. Dias stressantes geralmente nos levam a um péssimo humor ou fraca saúde mental. Mas, quem realizou pequenos gestos para outras pessoas durante o dia teve menores variações de humor», explica a cientista.

 

Liderando para um mundo melhor

Quem se preocupa com o bem estar dos outros e com a evolução das pessoas e da sociedade costuma estar num estágio de consciência pessoal mais elevado. E essas pessoas, se ocuparem lugares de liderança – no mundo do trabalho, em sua comunidade, em família – podem ampliar sua voz e fazê-la reverberar pelo mundo.

Essa é a Teoria de Liderança Evolutiva de Michael Oliveira. E no seu TED Talk “Como liderar para um mundo melhor?”, ele propõe uma metodologia para ampliar o estágio de consciência pessoal, promovendo uma evolução colectiva.

 

Um gesto muda tudo

A Galp, Founding Partner do Rock in Rio Innovation Week e nossa parceira na construção de um mundo melhor, em conjunto com a Fundação Galp, voltou seus esforços durante esse momento de pandemia para quem mais precisa.

Foi criada uma linha de financiamento e implementação de iniciativas de apoio à comunidade e redirecionado o investimento em marca e patrocínios para o mesmo propósito:

  • Apoio a sistemas de saúde com a doação de 171 ventiladores para hospitais do Serviço Nacional de Saúde Português, de Cabo Verde, Eswatini, Guiné-Bissau e Moçambique, geografias onde a Galp está presente;
  • Associação a outras empresas para comprar e doar mais 126 ventiladores;
  • Doação de combustível ao INEM e a corporações de bombeiros;
  • Oferta de energia ao hospital de campanha montado no Pavilhão Rosa Mota, no Porto;
  • “Camião da Esperança”, que percorreu as zonas mais isoladas, de norte a sul de Portugal, para fazer testes à COVID-19 a um grande número de pessoas, que de outro modo não teriam acesso aos mesmos.
  • Oferta de mais de 400 computadores para alunos conseguirem acompanhar as aulas a partir de casa.
  • Doação de bens essenciais ao Banco Alimentar, ajuda que chegou a mais de 300k

E, por acreditar na importância do contributo que cada indivíduo pode ter na sociedade, a Fundação Galp em conjunto com outros parceiros, lançou o movimento de angariação de voluntários “Um gesto muda tudo. Faça o seu”.

O objectivo foi mobilizar os colaboradores e a comunidade para as diversas formas de voluntariado, seja presencial, seja à distância. Veja as iniciativas e como participar.

De acordo com Carlos Pedro Pereira, global head of Brand & Sponsorship da Galp: «Esse deve ser o propósito das marcas. Aliás, como costumamos dizer internamente, se as iniciativas que fizermos enquanto marca forem relevantes para as pessoas e benéficas para a sociedade, sabemos que estamos no caminho certo do nosso propósito.»

 

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...