Perfis CTEM na mira dos empregadores em 2016

Saiba de que colaboradores as empresas precisam, de acordo com o estudo “Randstad Workmonitor”, que revela intenções de empregabilidade para o ano que se aproxima, em 20 países, incluindo Portugal.

Os empregadores têm uma necessidade crescente por perfis CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), apontam 42% dos inquiridos. Para grande parte dos participantes (71%), os jovens estudantes deviam inclusive concentrar-se em desenvolver carreira numa destas áreas. Mais de dois terços dos entrevistados (67%) concordam também que o seu empregador deveria investir mais no desenvolvimento de competências digitais.

Encontrar o talento certo continua a ser uma dificuldade para grande parte dos empregadores. 57% dos entrevistados dizem que o seu empregador tem actualmente dificuldade em encontrar os colaboradores certos e deduzem até que se torne cada vez mais difícil para aquele conseguir encontrar esse talento no futuro.

No que respeita à digitalização do trabalho, 78% dos inquiridos afirmam que se sentem preparados para lidar com essa tendência. Apenas 31% dos entrevistados esperam que o seu trabalho seja automatizado nos próximos 5 a 10 anos.

  • Outros dados deste estudo:
    – 58% dos profissionais acreditam que a situação económica no seu país vai melhorar em 2016, semelhante ao ano passado. Os colaboradores na Austrália são os mais positivos (90%), enquanto as pessoas no Chile e na Grécia são as menos positivas (35% e 19%, respectivamente).
    – Mais de 70% dos inquiridos estão “muito satisfeitos” ou “satisfeitos” com o seu actual empregador.