
Pestana Hotel Group: Seja bem-vindo, sinta-se em casa!
Para o Pestana Hotel Group, a hospitalidade começa dentro de casa. Ao longo de mais de 50 anos, o grupo considera que os colaboradores são os seus melhores embaixadores pelo que o seu bem-estar e reconhecimento é uma das grandes prioridades da empresa.
Num sector como o Turismo, onde a experiência é criada por pessoas e para pessoas, a estratégia de Employer Branding do Pestana Hotel Group assenta na convicção de que a hospitalidade começa dentro de casa, valorizando genuinamente clientes e colaboradores.
Para Verónica Soares Franco, este princípio reflecte-se na forma como acolhem e integram novos membros através do programa Pestana Welcome, promovendo uma cultura de proximidade e respeito. «Comunicamos de forma clara e investimos no desenvolvimento das nossas equipas, promovendo formação contínua com foco no cliente e na excelência do serviço. Ao mesmo tempo, garantimos que cada pessoa se sente valorizada e parte integrante da nossa missão de bem receber», partilha a Chief Human Resources Officer (CHRO), acrescentando que ao longo dos mais de 50 anos de percurso em hospitalidade da empresa, «os colaboradores são os embaixadores da nossa marca e trabalhamos para que a sua jornada laboral seja positiva e enriquecedora, reflectindo-se directamente na força e na reputação do grupo».
A estratégia de Employer Branding está, assim, alinhada com o crescimento do grupo e com as dinâmicas do mercado de talento, acompanhando as exigências de expansão internacional e garantindo consistência na proposta de valor nos 16 países onde o grupo está presente. Ao mesmo tempo, o Pestana Hotel Group segue e responde às transformações do mercado, como a valorização do propósito, o bem-estar no trabalho e a flexibilidade, tendo em consideração que a hospitalidade opera 365 dias por ano, sete dias por semana e 24 horas por dia, em diferentes fusos horários. «Vemos a nossa marca como um instrumento de coesão interna e escalabilidade cultural, essencial para suportar um crescimento sustentável. Trabalhamos na atracção de talento através de parcerias estratégicas com as Escolas do Turismo de Portugal, a NOVA SBE, a Católica-Lisbon, entre outras», sublinha Verónica Soares Franco.
A nível internacional, a Chief Human Resources Officer partilha que a colaboração é feita com instituições de referência como a École Hôtelière de Lausanne, The Hague, Les Roches e Vatel, junto das quais promovem o recrutamento, a formação e os programas de estágio. «Além de fortalecer a nossa presença em mercados-chave, capacitamos as equipas para novos desafios, garantindo uma expansão sustentada de profissionais preparados e motivados», enaltece.
Contexto internacional
Com uma presença internacional e operações em diversos contextos culturais, o Pestana Hotel Group mantém a garantia de uma Proposta de Valor ao Colaborador (EVP) consistente, mas adaptada às especificidades de cada região. Assente em pilares que consideram universais – desenvolvimento, reconhecimento e cultura – a Proposta de Valor ao Colaborador (EVP) é implementada com sensibilidade local pelas equipas regionais de Recursos Humanos.
Estas equipas ajustam programas e comunicações às especificidades culturais, legais e sociais nos 16 países onde actuam, bem como às diferentes marcas e negócios geridas dentro do grupo, que podem exigir perfis distintos e que têm de se adaptar a contextos específicos. Além da operação hoteleira, que é o motor do grupo, contamos com os Serviços Partilhados, que englobam áreas como Recursos Humanos, Comercial, Marketing, Financeira, Manutenção, entre outras. Essa estrutura garante suporte estratégico e operacional aos mais de 100 hotéis do grupo localizados na Europa, Américas e África, promovendo eficiência e alinhamento entre as diferentes unidades bem como aos outros negócios – o golfe, a área imobiliária e o Vacation Club, relembra a CHRO.
Nesse sentido, a empresa incentiva um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o desenvolvimento de carreira e a oferta de benefícios competitivos alinhados com as necessidades actuais. Os colaboradores do grupo beneficiam de acesso a seguro de saúde e apoio psicológico, salários competitivos no sector, subsídio de alimentação e uma política anual de atualização da “Remuneração Mínima Pestana”. «Além disso, temos uma política de participação nos resultados que representou nos últimos dois anos, em média, um acréscimo de dois salários adicionais por colaborador. Com mais de 60 nacionalidades a trabalhar no grupo, incentivamos também um ambiente de diversidade e inclusão, com equipas multiculturais.» Complementando este compromisso com o bem-estar, a empresa disponibiliza, ainda, o Pestana Wellbeing, um programa assente em cinco pilares – físico, social, profissional, emocional e financeiro, assim como várias iniciativas ligadas à sustentabilidade que reforçam a responsabilidade do grupo em construir um futuro mais sustentável, alinhando crescimento empresarial com impacto social e ambiental.
Valorização de proximidade
Enquanto marca empregadora, a mensagem- chave do grupo é clara: Reforçar o orgulho de pertencer a um grupo português de referência internacional, que oferece oportunidades de crescimento, uma cultura de proximidade e valorização do talento interno. «A nossa narrativa é autêntica e baseada em histórias reais dos nossos colaboradores, criando conexão tanto com talentos locais quanto internacionais. Somos uma marca com história, mas com um olhar voltado para o futuro, proporcionando aprendizagem e experiências globais, como programas de mobilidade», reforça Verónica Soares Franco. Os colaboradores continuam a ser os melhores embaixadores da mensagem do grupo, mas os clientes vêm também reforçar a identidade Pestana. Além disso, parcerias estratégicas e canais preferenciais amplificam a cultura, propósito e valores da empresa.
Nesse campo, a estratégia de comunicação integrada concretiza-se em múltiplos touchpoints, cuidadosamente articulados para reforçar a presença no mercado de talento. Assim, o Pestana Hotel Group defende uma combinação de canais digitais – como LinkedIn, Instagram e Facebook – e iniciativas presenciais e parcerias institucionais, para uma abordagem holística e coerente.
«A nossa presença activa nas redes sociais permite-nos comunicar de forma eficaz com públicos mais jovens, promovendo a nossa cultura e oportunidades em tempo real. Paralelamente, marcamos presença em feiras de emprego e desenvolvemos parcerias com escolas de hotelaria, universidades e programas como o PRO_MOV, que nos permitem um contacto directo e qualificado com talento emergente», destaca a mesma responsável.
Estes eventos e protocolos não só reforçam a notoriedade da marca como empregador, como funcionam como uma extensão prática do percurso académico dos estudantes, oferecendo-lhes experiências reais que contribuem para o seu crescimento profissional.
Enquanto marca com história e visão de futuro, o grupo valoriza a aprendizagem contínua e a evolução de carreira. Nesse sentido, existe uma promoção de experiências globais através de programas de mobilidade funcional e geográfica, que são pilares do desenvolvimento dos colaboradores e que reflectem o compromisso com a progressão e valorização de talento a longo prazo.
Já a comunicação interna desempenha um papel fundamental na transmissão da mensagem, com o intuito de envolver e fortalecer a identidade e a cultura de proximidade do grupo. Após o primeiro contacto dos colaboradores com a cultura do grupo através do Pestana Welcome, existem outras acções e iniciativas para reforçar o envolvimento de todos, incluindo sessões online e presenciais, como o Pestana Sharing e o Pestana Talks, que constituem importantes momentos de partilha de boas práticas e informações essenciais para manter todos actualizados quanto aos principais projectos a nível global. «Outro exemplo relevante é a valorização dos nossos colaboradores através de testemunhos na nossa newsletter Pestana Connect, em vídeos e sessões fotográficas, apoiando tanto a comunicação interna quanto externa e contribuindo para a transmissão autêntica da cultura e dos valores da marca», garante.
Equilíbrio e espírito de equipa
Num sector altamente exigente, o grupo tem como foco promover um ambiente de trabalho que equilibra vida pessoal e profissional, bem como o espírito de equipa. «A liderança próxima e a clareza de propósito são fundamentais para a retenção de talentos, garantindo um forte sentido de pertença e orgulho na marca», refere a CHRO.
O investimento em progressão interna e oportunidades de crescimento é essencial para que os colaboradores se sintam valorizados e integrados. No final, a empresa espera que todos incorporem e transmitam os cinco valores que definem a Cultura Pestana: ser colaborativo, ser apaixonado, ser eficiente, ser consciencioso e ser ágil. Estes princípios fortalecem não apenas o sentimento de orgulho e envolvimento na organização, mas também preparam os colaboradores para liderar equipas em qualquer unidade ou geografia dentro do grupo.
Com foco no crescimento e na evolução dos talentos, os colaboradores têm ainda acesso a oportunidades de cross training em unidades e programas de desenvolvimento como o Growing Together, com a passagem por diversas funções e marcas, dentro e fora do território nacional. Além disso, o grupo oferece programas de mentoria e planos de progressão claros, assim como oportunidades de mobilidade, nacional e internacional, garantindo o reconhecimento interno e proporcionando desafios interdepartamentais que estimulam o desenvolvimento. «Oferecemos experiências ajustadas às necessidades dos colaboradores, fortalecendo a motivação e o compromisso », acrescenta.
Para construir uma jornada do colaborador eficaz, é igualmente importante compreender as expectativas de cada geração e perfil, sendo que cada grupo etário tem prioridades distintas. «Sabemos que a geração Z valoriza fortemente a cultura da sustentabilidade, enquanto os millennials tendem a dar maior importância a ambientes colaborativos. Por isso, é fundamental conhecer as diferentes gerações e garantir um ambiente de trabalho onde todos se sintam integrados e motivados.».
Olhos no futuro
A inovação e a digitalização são elementos centrais na forma como o Pestana Hotel Group comunica e concretiza a sua proposta de valor enquanto marca empregadora. Para acompanhar as expectativas de profissionais cada vez mais exigentes, ágeis e tecnologicamente preparados, o grupo tem vindo a integrar soluções digitais e abordagens inovadoras em várias dimensões da experiência do colaborador.
Um dos pilares dessa transformação é a Pestana Academy, que disponibiliza oportunidades de formação e desenvolvimento em formatos on- the-job e online, abrangendo áreas técnicas e comportamentais, como liderança e gestão de equipas, serviço ao cliente, operacionais (adaptadas aos diferentes departamentos de um hotel), línguas, entre outras. «Esta plataforma formativa digital garante acesso contínuo ao conhecimento, flexibilidade no ritmo de aprendizagem e adaptação às necessidades individuais de cada colaborador – características cada vez mais valorizadas pelos profissionais», explica Verónica Soares Franco.
Paralelamente, apostam em ferramentas tecnológicas de apoio à gestão, como o Power BI, que permitem identificar tendências, medir resultados e personalizar iniciativas de desenvolvimento, tornando a experiência dos colaboradores mais relevante, ágil e centrada no seu crescimento.
Os programas internos reflectem também esta abordagem moderna e inovadora, sendo o Growing Together, o Pestana Cross-Training, o Pestana Mobility e as Carreiras Zig Zag alguns dos exemplos, combinando a experiência prática nas operações e o contacto com diversas áreas dos serviços partilhados. O grupo tem também apostado em perfis mais analíticos que lhe têm permitido tirar cada vez mais partido dos investimentos feitos em tecnologia.
«A digitalização no Pestana Hotel Group não é apenas uma ferramenta de eficiência — é uma alavanca estratégica para atrair, desenvolver e reter talento. Ao integrar inovação nos processos formativos, na gestão de carreira e na cultura organizacional, reforçamos o nosso posicionamento enquanto empregador de referência, preparado para os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais digital e global», revela.
Compreender e melhorar o clima organizacional, através de inquéritos regulares aos colaboradores é essencial para garantir a satisfação e retenção dos colaboradores, e as entrevistas de saída permitem analisar as razões pelas quais os profissionais optam por seguir novos caminhos noutras empresas ou sectores. «A análise de turnover é indispensável, pois ajuda-nos a identificar padrões e oportunidades de melhoria, possibilitando ajustes estratégicos que reforçam a cultura organizacional e promovem um ambiente de trabalho mais motivador», reflecte.
O Pestana Hotel Group conta com mais de 50 anos de história, é uma referência no contexto nacional e tem já uma presença internacional consolidada. Com um espírito profundamente humano, proporciona aos colaboradores a oportunidade de crescerem numa organização sólida, que une valores familiares a uma visão global, e orgulha-se de oferecer experiências excepcionais aos seus clientes, investindo nos melhores profissionais e garantindo um ambiente que valoriza e estimula o crescimento de cada colaborador. «A nossa missão é criar memórias e proporcionar experiências únicas, e só conseguimos alcançá-la desenvolvendo e inspirando aqueles que caminham ao nosso lado», conclui Verónica Soares Franco.
Esta entrevista faz parte do Caderno Especial “Employer Branding” que foi publicado na edição de Maio (nº. 173) da Human Resources.
Pode comprar nas bancas, de norte a sul do país. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.