P&G encabeça a lista de Best Companies for Leadership

Hay Group identifica as Melhores Empresas a Desenvolver Líderes na 9.ª edição do seu estudo anual Best Companies for Leadership.

O Hay Group, consultora de gestão, lança a 9.ª edição do seu estudo anual Best Companies for Leadership (BCL) e a respetiva lista global do Top 20. O estudo classifica as melhores empresas a desenvolver líderes em todo o mundo e analisa as melhores práticas para a criação de grandes líderes. Pelo segundo ano consecutivo, a Procter & Gamble encabeça a lista, seguida pela General Electric, Coca-Cola e IBM.

De acordo com o estudo do Hay Group, as Best Companies for Leadership adotam abordagens concretas e sistemáticas para ajudarem os líderes a desenvolverem-se e a afirmarem-se dentro das suas organizações. Uma das conclusões chave da edição deste ano indica que 80% das empresas do Top 20 implementaram planos de desenvolvimento diferenciado para estes seus colaboradores, comparando com 48% nas restantes empresas em estudo. Da mesma forma, a quase totalidade do Top 20 destacou-se das demais empresas ao proporcionarem aos colaboradores com maior potencial oportunidades de desenvolvimento, que passam nomeadamente pela sua colocação nas funções mais críticas da organização.

Metade das empresas do Top 20 criaram programas específicos para mulheres líderes, comparando com apenas 13% das restantes empresas. Adicionalmente, 40% do Top 20 têm programas orientados à diversidade (cultural, étnica, de género, religiosa…), em comparação com apenas 11% das outras organizações em análise.

Nas empresas do Top 20, a flexibilidade para responder às mudanças económicas foi identificada como o grande desafio dos líderes para os próximos 12 meses, a par da capacidade para capitalizar oportunidades dentro dos mercados emergentes.

Apesar de ainda não ser o método mais frequente, as empresas do Top 20 priorizam também o acompanhamento feito por mentores seniores e o coaching dirigido por recursos internos (69% e 61%, vs. 41% e 34%, respectivamente).

Ler Mais