Por que querem os portugueses mudar de emprego?

Segundo a recrutadora Michael Page, o desenvolvimento de novas competências, melhores salários e a evolução na carreira são as principais razões apontadas pelos portugueses que querem mudar de trabalho. Conheça as restantes conclusões do estudo.

 

De acordo com os resultados do Índice de Confiança Laboral, relativos ao primeiro trimestre do ano, «mais de metade dos inquiridos portugueses aponta o desenvolvimento de novas competências como a principal razão para uma mudança de trabalho (54%), enquanto 34% procura uma melhor condição salarial e 30% pretende uma evolução na carreira».

O estudo, que, em Portugal, tem por base as candidaturas a ofertas de emprego no website da Michael Page (603), registou um aumento de um ponto percentual, para 56%, ficando um ponto abaixo da média europeia. «Os indicadores de confiança laboral mostram o dinamismo do mercado português e o crescente optimismo dos trabalhadores no futuro laboral e na economia», sublinha Álvaro Fernández, director-geral da consultora no País.

A provar isso mesmo,  50% dos profissionais portugueses considera a situação económica e laboral positiva, o que demonstra um clima de optimismo (58%).

Quanto aos objectivos, 69% sente-se confiante sobre o desenvolvimento de novas competências, enquanto 61% espera vir a executar novas funções e 55% uma promoção.

No que diz respeito à mudança de emprego, 57% dos candidatos acredita que irá encontrar um trabalho nos próximos três meses e, acima da média europeia, 63% acredita que o mercado de trabalho irá melhorar nos próximos seis meses.

O estudo aponta ainda que 55% considera vir a aceitar trabalhos temporários. A possibilidade de enriquecer as competências e experiência (60%),  trabalhar com empresas diferentes e executar novas funções (44%) estão entre os principais motivos. Do lado oposto (45%), as razões prendem-se com a «falta de estabilidade financeira» (68%) e o «fraco desenvolvimento de competências» (41%).

Ler Mais
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Cristiano Ronaldo promove curso que ensina a ser influenciador
Automonitor
Os peculiares protótipos que a Daihatsu vai levar a Tóquio