Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa

O programa Tech Visa, lançado pela IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, ajudou a captar 610 trabalhadores estrangeiros «altamente qualificados» desde Janeiro deste ano. 

 

De acordo com a IAPMEI, foram certificadas 163 empresas que já emitiram 610 termos de responsabilidade para trabalhadores «altamente qualificados». A maioria vem do Brasil (526) e 92% possui formação em Ciências Informáticas, sendo ainda de salientar a vinda de 27 indianos e nove russos, destaca em comunicado.

Estas empresas desenvolvem actividade em todas as regiões do país, com maior concentração na região de Lisboa, seguida das regiões Norte e Centro.

Inscrito na Estratégia Nacional para o Empreendedorismo StartUP Portugal, o programa Tech VISA permite simplificar os procedimentos de obtenção de visto e autorização de residência e, assim, apoiar as empresas legalmente constituídas em Portugal a atrair e reter recursos humanos altamente qualificados para o país e pode ser utilizado por empresas de todos os sectores de actividade.

«Esta medida dá continuidade à prioridade definida pelo Governo de captação de investimento, de desenvolvimento tecnológico e de construção de uma economia capaz de atrair trabalhadores qualificados», sublinha a IAPMEI, acrescentando que «cumpre igualmente o desígnio de promover a atracão de imigrantes, neste caso altamente especializados».

A IAPMEI, recorde-se, é responsável pela certificação das empresas candidatas, estando envolvidas várias outras entidades, como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares, no processo de atribuição de vistos e de autorizações de residência para os profissionais contratados pelas empresas certificadas.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Já é Natal lá fora… Conheça as primeiras campanhas
Automonitor
Belos e furiosos: 25 modelos para entender os anos 80 e 90