Portugal é o país onde é mais urgente preparar o sistema de educação de adultos, de acordo com index da OCDE

A OCDE criou um index de urgência composto por inúmeros indicadores, incluindo a educação e competências actuais da população adulta, alterações demográficas, risco de alterações estruturais e de automação, e riscos da globalização. E neste index, Portugal destaca-se por ter desafios particularmente exigentes.

 

Vivemos tempos de rápidas mudanças sociais, tecnológicas e profissionais. As sociedades ocidentais e os mercados de trabalho estão hoje sujeitos a alterações profundas, que se concretizam no aumento da esperança de vida, nas aceleradas transformações tecnológicas, na globalização, nas alterações climáticas ou na digitalização.

O estudo “Guia para adultos: como aprender ao longo da vida?”, da Fundação José Neves, destaca que a aprendizagem ao longo da vida é o único caminho possível para se acompanhar esta revolução diária.

As mudanças impostas por estes novos tempos são particularmente evidentes no domínio do trabalho. Os avanços tecnológicos e a globalização multiplicaram as oportunidades de crescimento económico, mas também os desafios. Por um lado, a globalização deslocalizou empregos na indústria e nos serviços.

Por outro lado, a automação substituiu algumas tarefas mais rotineiras de trabalhadores menos qualificados. E a indústria 4.0, a inteligência artificial e o machine learning realizam cada vez mais tarefas, o que também põe em risco empregos e profissões mais qualificadas. Assim, as exigências de muitas profissões foram alteradas ou vão alterar-se drasticamente.

Ler Mais