Portugal está no top 10 dos destinos de férias mais procurados na Europa

Numa altura em que as reservas de voos de lazer e negócios já ultrapassam os valores de 2019 (pré-pandemia), Portugal parece estar bem posicionado nesta fase de retoma. De acordo com o estudo “Travel 2022: Trends and Transitions” divulgado pelo Mastercard Economics Institute, o País é, neste momento, o 9.º destino mais procurado pelos turistas europeus para viajar.

 

Portugal integra assim o top 10 de um ranking liderado por Reino Unido, Espanha e Itália. Seguem-se Alemanha, EUA, França, Suíça, Bélgica, Portugal e Grécia como os destinos mais procurados pelos turistas europeus.

O estudo conclui que, no final de Abril, as reservas de voos de lazer superaram os níveis de 2019 em 25%. Quanto às reservas de voos de negócios também ultrapassaram, pela primeira vez em Março, os níveis pré-pandemia, crescendo na ordem dos dois dígitos em Abril. «O regresso ao trabalho foi um dos factores que contribuiu para este crescimento», sublinha o Mastercard Economics Institute, que atribui o levantamento de restrições às viagens como o principal factor de recuperação.

Também as despesas no sector dos transportes reforçam os sinais de retoma: as despesas com cruzeiros aumentaram 62 pontos percentuais entre Janeiro e o final de Abril, enquanto os gastos com transportes expresso de passageiros também já estão em linha com os níveis pré-pandemia – com excepção das despesas com viagens de comboio, que continuam 7% abaixo de 2019. «Também as despesas com portagens e aluguer de carros continuaram a crescer, quase 19% e 12%, respectivamente, demonstrando que as viagens de carro continuam a ser uma opção preferida por muitos», sublinha o instituto.

Além destes dados, o inquérito conclui que os turistas internacionais têm vindo a gastar mais em experiências do que em compras no destino. Com efeito, as despesas com experiências cresceram 34% face a 2019 e as áreas com maiores aumentos foram os bares e as discotecas (72%), os parques de diversões, os museus, concertos e outras actividades recreativas (35%).

O estudo “Travel 2022: Trends and Transitions” analisa o estado actual das viagens em 37 mercados com base numa análise de dados públicos e dos dados anónimos das vendas agregadas registadas na rede Mastercard.

Fonte: Marketeer

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