Portugal tem mais 10 mil empresas exportadoras do que em 2008 (e há quatro sectores em destaque)

Portugal conta com mais de 35 mil empresas exportadoras (35 562), mais de 10 mil do que registava em 2008. Este aumento, que foi impulsionado como resposta à crise de há dez anos, pode ser hoje um importante contributo para a recuperação económica da crise resultante da COVID-19. Os dados são da Informa D&B.

 

De acordo com a Informa D&B, os sectores dos Serviços empresariais, Indústrias e Tecnologias de Informação e Comunicação foram os que mais contribuíram para o crescimento do número de empresas exportadoras desde 2008. As Indústrias, Grossista e Serviços empresariais concentram quase 60% do total de empresas exportadoras.

O sector das Tecnologias de Informação e Comunicação merece um destaque particular pois, numa década, passou a ser o quarto sector em número de exportadoras.

A Indústria mantém-se na liderança dos sectores exportadores, representando mais de metade do total das exportações (53%), com destaque especial para os subsectores da Indústrias de Materiais, Indústria Automóvel, Têxtil e moda e de Equipamentos.

Desde as micro às grandes empresas, todas as dimensões viram o número de exportadoras crescer a um ritmo mais elevado do que o restante tecido empresarial e em 2018 os negócios com os mercados externos já representaram 20% da facturação de todas as empresas nacionais.

Além de desenhar o perfil exportador do tecido empresarial no Retrato das Empresas Exportadoras em Portugal, a Informa D&B criou um novo indicador para avaliar também o grau de exposição destas empresas à COVID-19.

Segundo este indicador, 63% das exportadoras pertencem a sectores com impacto médio e 13% a sectores com impacto baixo. A exposição à COVID-19 é diferente para as exportações de bens ou de serviços; enquanto 33% das exportadoras de bens são fortemente impactadas, o mesmo só acontece com 16% das exportadoras de serviços.

Apenas 24% das exportadoras pertencem a sectores com impacto alto. No entanto, cerca de um terço das empresas exportadoras da área das Indústrias pertence a subsectores com Impacto Alto face à COVID-19. Os números são relevantes pois, no total, o sector industrial tem 8974 exportadoras que representam 38 mil milhões de euros em valor de vendas para os mercados externos, sendo o maior sector exportador nacional quer em número de empresas, quer em valor exportado.

Ler Mais